Teste de Epigenética dá-nos a consciência de como está o nosso corpo

Foto de Gerd Altmann em Pixabay.     Teste genético avalia se a pessoa está a praticar uma alimentação adequada, tem um estilo de vida ou hábitos sociais que não coloquem em risco a saúde. 

Ter a consciência de que se está a praticar uma alimentação adequada, um estilo de vida ou hábitos sociais que evitem desequilíbrios genéticos é fácil, rápido e acessível. Parece ficção, mas não é, chama-se teste de epigenética.

O que é epigenética? Falamos de uma área da biologia molecular que estuda alterações químicas que estão no ADN e que modificam a função dos nossos genes. Podemos dizer que, se o nosso ADN fosse um longo piano com todas as teclas necessárias para nos manter vivos e de boa saúde, a epigenética seria os dedos do pianista que elege quais as notas a tocar e em que ritmo. Alterações epigenéticas explicam, por exemplo, que o estilo de vida de um pai, ou de uma mãe, pode afetar o equilíbrio dos filhos. Significa que os múltiplos sinais que recebemos do meio ambiente podem provocar desarmonia no nosso organismo e eventualmente permitir alteração da fisiologia.

Como fazer o teste

Bastam quatro cabelos com raiz, da nuca, para fazer o teste cujo resultado é conhecido em quinze minutos. Porquê cabelo com raiz? Porque é a parte do cabelo que está viva ou seja alimenta-se dos vasos sanguíneos que trazem informações e nutrientes da microcirculação sistémica. Além disso, o cabelo é uma verdadeira antena que deteta sistematicamente os sinais ambientais que emanam dos micro e macro ambientes.

Assim, através das informações fornecidas pelos cabelos – possuem a mesma origem embriológica que o sistema nervoso e revelam marcas epigenéticas – faz-se a análise à dinâmica do nosso metabolismo, anabolismo e catabolísmo, para saber como estão as nossas vitaminas, minerais, aminoácidos, antioxidantes, ácidos gordos essenciais, exposição à radiação eletromagnética, sensibilidade alimentar, microbiologia e até as intolerâncias.

Na prática, é feito um relatório exaustivo dos nutrientes que temos em falta, dos sistemas do corpo que estão em desequilíbrio, se há excessos de radiação ou metais que interferem na saúde ou que aumentem a predisposição do nosso organismo para desenvolver desequilíbrios já programados e herdados geneticamente.

O mapa epigenético dá-nos assim um conhecimento aprofundado para poder alterar, de forma eficiente, os nossos hábitos de alimentação, estilo de vida ou meio social onde nos inserimos para preservar e melhorar a saúde.

Por exemplo, ao modificar certos hábitos para evitar os fatores ambientais que nos são nocivos, estamos a contribuir para reduzir problemas como o stresse, ansiedade ou o mau funcionamento do sistema digestivo e a reforçar os sistemas imunitário, nervoso central ou hormonal.

A verdade é que não estamos confinados à herança genética, tal como já foi comprovado pela ciência.

Se pretende ter consciência de como está o seu corpo, através de um teste de Epigenética, dirija-se ao nosso espaço, Esfera Dourada – Espaço Alquimia.

Foto de Esfera Dourada.    Esta é a tecnologia que permite através de quatro cabelos com raiz saber se estamos, ou não, equilibrados.
Love
rfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-slide