Milho (Zea mays)
Planta:
Oriundo do México, o Milho cresce em espigas protegidas por uma seda que forma uma casca a envolver toda a maçaroca. Amarelo, vermelho, verde ou de outra cor, este é o grão mais popular a nível mundial e também o mais produzido. No entanto, grande parte da produção de Milho, cerca de 70%, deve-se à mutação genética que, desde meados do século passado, foi sendo introduzida e cujo real impacto no ser humano e no meio ambiente ainda não é totalmente conhecido.
Propriedades:
O Milho é um dos alimentos mais nutritivos que existe — rico em proteínas e hidratos de carbono — e das suas propriedades destacam-se a anticancerígena, antioxidante ou diurética... Por cada 100 gramas de milho é possível encontrar 224 kcal (energia), 8,3g de proteína, 0,9 g de lípidos, 79 g fibra, minerais como cálcio, ferro, magnésio ou zinco e ainda uma grande dose vitaminas, em particular do grupo B.
Benefícios:
- Alzheimer,
- colesterol,
- colites,
- diabetes,
- epilepsia,
- hipertensão arterial,
- osteoporose,
- pele,
- prisão de ventre,
- sistema cardiovascular,
- sistema digestivo,
- sistema imunológico…
Como consumir:
O Milho pode ser consumido em grão, maçaroca, farinha ou óleo, podendo ser feito mil e um produtos alimentares. Cozido, assado ou frito, o Milho é um cereal imprescindível para a nossa alimentação. Quem nunca comeu uma maçaroca assada, pipocas, em acompanhamento num prato ou numa salada e em cereais feitos para o pequeno almoço? Mas não é só na alimentação humana que o Milho assume preponderância, também é indispensável para a produção de rações para animais, fabricar xaropes ou álcool.
Contra-indicação:
No consumo de milho não alterado geneticamente e 100% biológico são raras as contra-indicações, mas pode acontecer haver pessoas que tenham eventuais incompatibilidades, totais ou momentâneas, geradas pela ingestão de alguns dos componentes do Milho.
Este texto é uma tomada de consciência. De acordo com a estação do ano e o momento em que se encontra, cabe a cada Ser sentir se deve consumir este alimento. A dosagem e frequência depende da natureza e da condição física de cada Ser Humano.