Aveia não tem glúten e baixa o colesterol

Foto de cgdsro em Pixabay.    Prefira a Aveia integral, em floco, farelo ou farinha, garantindo assim que toda a concentração de nutrientes da aveia se mantém intacta.

Aveia (Avena Sativa)

Planta: 

A aveia é da família Poaceae e está representada em cerca 450 espécies, sendo a mais comum a Avena Sativa. Esta planta produz um grão de cereal rijo e é capaz de suportar condições de cultivo em solo pobre, onde outro tipo de culturas teriam dificuldade de sobreviver. A preferência do consumidor deve recair sobre a Aveia integral, em floco, farelo ou farinha, garantindo assim que toda a concentração de nutrientes da aveia se mantêm intactos.

Propriedades:

Ansiolítico, antidepressivo, anti-hemorroidal, antirreumático, antidiabético, cicatrizante, digestivo, diurético, emoliente, expectorante, hipotensor, hipnótico, sedante, entre outras, são algumas das propriedades oferecidas pela Aveia. Este cereal é rico em proteínas vegetais (principalmente avenalina, tal como as leguminosas), fibras solúveis e insolúveis, em minerais (manganês, cobalto, fósforo, chumbo, magnésio, cobre e zinco…) e vitaminas, das quais se destaca a vitamina B1, B7, biotina… Cada 100g de Aveia contém aproximadamente 350 calorias, 17g de proteína e 11g de fibra. A Aveia não contém glutén, podendo por isso ser consumida por celíacos e é um alimento de baixo índice glicémico (os hidratos de carbono são absorvidos de forma lenta, o que  não provoca picos de glicemia e consequentemente de insulina).

Benefícios:

  • Arteriosclerose,
  • colesterol,
  • diabetes,
  • doenças degenerativas,
  • dores menstruais,
  • equilibra o ciclo menstrual,
  • hipertensão,
  • infeção urinária,
  • osteoporose…

Como consumir:

Meia chávena de chá de aveia, ou três colheres de sopa de farelos todos os dias, nem sabe o bem que lhe faz. Pode ser consumida em flocos, farinha ou farelo e em estado cru ou cozinhado. Já experimentou Aveia em iogurtes, batidos, saladas ou simplesmente beber leite vegetal? Pode ainda consumir pão, panquecas ou fazer bolos caseiros ou papas. O maior consumo deve ser feito no Outono e Inverno porque é um cereal com elevado nível de hidratos de carbono, o que ajuda a ultrapassar as baixas temperaturas.

Contra-indicação:

A Aveia não contém glúten na sua constituição, no entanto para quem é intolerante ou hipersensível, deve certificar-se sempre através da composição descrita na embalagem. Além disso, convém estar atento, uma vez que cada corpo é diferente e poderão existir eventuais incompatibilidades, totais ou momentâneas, geradas pela sua ingestão.

Este texto é uma tomada de consciência. De acordo com a estação do ano e o momento em que se encontra, cabe a cada Ser sentir se deve consumir este alimento. A dosagem e frequência depende da natureza e da condição física de cada Ser Humano.

Sinta mais sobre cereais em:

Cereais devem ter um peso elevado na nossa alimentação

Conheça oito cereais que invadem a nossa mesa

Love
rfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-slide