Ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata)
Planta:
A Ora-pro-nóbis é uma trepadeira espinhosa que também é conhecida como trepadeira-limão, carne-de-pobre, groselha-da-américa, rogai-por-nós ou, entre outros, rosa-madeira. Existem várias Pereskias, mas a única aconselhada para consumo do Ser Humano é a Pereskia aculeata, de flores brancas e miolo alaranjado.
Propriedades:
Anti-inflamatória, cicatrizante, depurativa, revigorante e regenerativa, são algumas das propriedades que esta planta oferece. A Ora-pro-nóbis é rica em minerais (em particular fósforo, cálcio e ferro), fibras, aminoácidos essenciais como lisina e triptofano e vitaminas (A, B e C), mas o seu grande trunfo é a elevada quantidade de proteínas que possui (cerca de 25% da planta). É ainda rica em ácido fólico, o que poderá ajudar na fase de gravidez.
Benefícios:
- Anemia,
- cistite,
- combate radicais livres,
- evita prisão de ventre,
- dentes,
- ossos,
- sistema imunológico,
- previne o envelhecimento celular,
- varizes,
- doenças degenerativas do cólon,
- diabetes,
- reduz o colesterol,
- furúnculos,
- sífilis,
- hemorróidas,
- úlceras…
Como consumir:
As folhas da Ora-pro-Nóbis podem ser consumidas cruas, em sumos verdes (20 folhas verdes), em infusão (cinco folhas verdes para meio litro de água ou duas colheres de chá de folhas secas), ou em saladas, cozinhadas em recheio (tortas ou omeletes), refogados ou em sopas. O sabor é quase neutro e tem uma textura macia e fácil de mastigar.
Contra-indicação:
Não são conhecidas contra-indicações, mas convém estar atento, uma vez que cada corpo é diferente e poderão existir eventuais incompatibilidades, totais ou momentâneas, geradas pela sua ingestão.
Este texto é uma tomada de consciência. De acordo com a estação do ano e o momento em que se encontra, cabe a cada Ser sentir se deve consumir este alimento. A dosagem e frequência depende da natureza e da condição física de cada Ser Humano.
Sinta mais sobre cereais em:
16 benefícios que a cebola oferece ao nosso organismo
Sabia que o alho é um antibiótico natural?