13 efeitos do abacate no nosso organismo

Foto de Edgar Castrejo em Unsplash.   O consumo de abacate ajuda a proteger o nosso organismo dos stresses do dia-a-dia.
  1. Gravidez

O abacate é um protetor na gravidez por ser rico em ácido fólico. “Previne doenças congénitas, como desequilíbrios no sistema nervoso e espinha bífida. Para obter esse benefício, esta fruta deve ser consumida preferencialmente antes de engravidar e durante o primeiro trimestre de gestação”, explica a nutricionista Tatiana Zanin, no site tuasaude.com.

  1. Olhos

Quer manter uma visão saudável? Coma abacate com alguma frequência e conseguirá uma maior proteção da retina contra os raios ultravioletas, evitará a degeneração e ainda ajuda a prevenir o aparecimento de cataratas.

  1. Coração

Muitos estudos têm mostrado a eficácia do abacate na prevenção e no combate a diversas situações de stresses cardiovasculares como o AVC ou ataque cardíaco, melhorando os níveis de colesterol mau e diminuindo o nível de stress oxidativo na corrente sanguínea. Além de melhorar a função cerebral, o abacate permite ainda um melhor crescimento e renovação das células.

  1. Diabetes

O abacate é rico em vitamina K que tem um papel fundamental na coagulação sanguínea, ou seja, reduz as hipóteses de poder vir a ter diabetes. Para quem já tem diabetes é aconselhável um tratamento à base de abacate e chá de folha de abacateiro: coma em jejum metade de um abacate esmagado. Após as refeições, tome um chá de folha de abacateiro de hora a hora, durante todo o dia, repetindo por 15 dias.

  1. Colesterol

    Foto de Abigail Lynn em Unsplash.    O abacate contém glutationa que protege contra 30 agentes cancerígenos diferentes.

O aumento do colesterol bom, HDL, é uma das consequências do consumo deste fruto e em simultâneo permite a redução do colesterol mau (LDL).

  1. Doenças degenerativas

A Glutationa é capaz de agir como protetora de 30 agentes cancerígenos diferentes.

  1. Intestinos

As fibras contidas no abacate faz com que os intestinos tenham um fluxo regular.

  1. Pedras nos rins

Ferver uma colher de sopa de caroço de abacate ralado durante cinco minutos, depois de apagar o lume juntar uma colher de sopa da planta de quebra-pedra, tapar e deixar arrefecer. Deve tomar duas chávenas deste chá por dia durante vários dias até se sentir melhor, mas se passadas três semanas o stress continuar deve consultar um especialista.

  1. Sono

Se tem insónias, então o abacate pode ser uma ajuda preciosa. As vitaminas de complexo B e o ácido fólico promovem o equilíbrio das substâncias responsáveis pelas atividades cerebrais do sono.

  1. Pele

A vitamina E e carotenóides protegem dos danos oxidativos que levam à formação de rugas e linhas de expressão. O abacate hidrata, renova a vitalidade da pele e melhora a sua elasticidade. Há também quem utilize creme de abacate como hidratante da pele.

  1. Massa muscular

As proteínas existentes no abacate são fundamentais para o ganho de massa muscular magra.

  1. Varizes

    Foto de Pexels.    O consumo de abacate ajuda a baixar o colesterol mau, o LDL.

O tratamento deve ser feito com compressas: rasgar 12 folhas de abacateiro à mão (não usar faca) para um recipiente e adicionar álcool comum, ou conhaque, até deixar as folhas submersas. Depois pode juntar três pedras de cânfora e pôr o recipiente às escuras durante uma semana [a chamada maceração]. Só depois é que deve ser aplicado sobre as varizes em movimentos suaves rotativos no sentido anti-horário para fazer fluir a entrada de energia. Uma operação que deve ser repetida durante alguns dias, observando o melhoramento.

  1. Desempenho sexual

Junte quatro colheres de caroço de abacate ralado a meio litro de vinho branco seco durante uma semana. Depois de coado, deve tomar um cálice de manhã e outro à noite (se exceder a dose recomendada poderá surgir uma irritação gástrica) e ao longo do dia junte às refeições uma colher de sopa de óleo de abacate. A receita deve ser repetida durante três dias por semana.

Este texto é uma tomada de consciência. De acordo com a estação do ano e o momento em que se encontra, cabe a cada um sentir se deve consumir este alimento. A dosagem e a frequência depende da natureza e da condição física de cada Ser Humano.

Sinta mais sobre abacate em:

Consumo de abacate ajuda a equilibrar o corpo humano

Caroço do abacate não é lixo

Abacate é o novo ‘Ouro Verde’

 

Reforce a sua consciência em:

https://www.saudemelhor.com/caroco-abacate-beneficios-serve/

http://www.saudedica.com.br/os-10-beneficios-do-abacate-para-saude/

https://www.youtube.com/watch?v=YMG8LH8E5UA

http://emagrecerdevez.com/o-caroco-do-abacate-e-incrivel

http://lev.pt/abacate/

http://lifestyle.sapo.pt/saude/peso-e-nutricao/artigos/abacate

http://expresso.sapo.pt/sociedade/2017-01-01-Abacates-de-sangue

http://visao.sapo.pt/actualidade/sociedade/2016-11-21-Depois-de-ler-este-texto-vai-pensar-duas-vezes-antes-de-voltar-a-comer-abacate

Love
rfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-slide