Flor de sal contém todos os ingredientes oferecidos pela natureza

Foto de Claudio Losa em Pixabay.     A flor de sal é colhida de forma artesanal e apenas durante alguns meses do ano.

É constituída pelos primeiros cristais de sal que se formam e flutuam à superfície pela evaporação da água do mar na salina. Estes leves e delicados cristais são recolhidos diariamente de forma manual, antes de ficarem mais grossos e se depositarem no fundo da salina passando a sal marinho integral.

O preço de mercado da flor de sal é mais elevado do que o tradicional sal marinho integral e deve-se ao facto de serem necessárias condições climatéricas muito específicas para a sua colheita que é feita manualmente. A época produtiva da flor de sal é normalmente curta, cerca de três meses por ano, o que impede que se consigam produzir grandes quantidades.

Este é um produto artesanal, não passa por nenhum processo de industrialização, não recebe nenhum aditivo químico, nem nenhuma lavagem após sua colheita. A flor de sal mantém todos os nutrientes que a natureza lhe oferece.

No entanto, tal como o sal integral, a flor de sal tem sódio, logo deve também ser consumido com moderação.

Segundo os especialistas, a flor de sal tem um sabor intenso e uma capacidade de despertar os sabores do prato, permitindo um paladar mais agradável. A recomendação é que se utilize após a confeção do prato, antes de servir, para afinar o tempero e manter intatos todos os ingredientes para o nosso organismo. Já a cozedura, a elevadas temperaturas, faz desaparecer ou transformar, alguns dos ingredientes oferecidos pela flor de sal.

Este texto é uma tomada de consciência. De acordo com a estação do ano e o momento em que se encontra, cabe a cada um sentir se deve consumir este alimento. A dosagem e frequência depende da natureza e da condição física de cada Ser Humano.

Sinta mais sobre sal em:

Sal mineral é precioso para o nosso corpo

Sal marinho natural não é refinado

Peso económico do sal é elevado, mesmo sem ser ‘ouro branco’

Love
rfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-slide