Canela (Cinnamomum Zeylanicum ou Verum)
Planta:
A Canela é obtida a partir da parte interna da casca da árvore da Canela-do-Ceilão, conhecida cientificamente por Cinnamomum Zeylanicum ou Verum (a verdadeira), que pode atingir 15 metros altura. Esta canela apresenta-se em tom castanho claro e detém um perfume intenso, quente, doce e apimentado, o que a torna única.
Não confundir com a canela da Cássia que é da família, embora apresente propriedades diferentes. A Cássia contém a substância cumarina em grande quantidade, o que não acontece na Canela-do-Ceilão. Assim, o consumo excessivo e regular da Cássia, muito puxado pelo seu baixo preço, tornar-se prejudicial para a saúde. Em causa podem estar desequilíbrios no fígado, irritações no estômago, agravamento de úlceras, aumento da diluição do sangue e o eventual aumento de hemorragias, bem como do batimento cardíaco ou pode ainda provocar contrações uterinas, originando o aborto.
Também em termos de fisionomia, os pauzinhos são diferentes: a canela da Cássia, é castanha mais escura e apresenta uma única lasca no interior, enquanto a Canela-do-Ceilão tem uma cor castanho claro, com lascas mais finas e sobrepostas, formando várias camadas, o que torna o interior do pau mais preenchido e denso. Já em pó é mais difícil a sua distinção, por isso é recomendado a compra em casas de confiança.
Propriedades:
Anti-inflamatória, antibacteriano, anti-coagulante, anti-oxidante, anti-cancerígenas, antiespasmódica, anti-reumática, anti-séptica, anestésica, adstringente, afrodisíaca, aperiente, aromática, carminativa, digestiva, estimulante, hipertensora (ainda que suave), sedativa e tónica…
Benefícios:
- aparelho digestivo,
- artrite,
- diarreia,
- dor muscular,
- dores de cabeça,
- espasmo,
- flatulência,
- gripe,
- hipotensão arterial leve,
- inflamações do rosto,
- perda de peso,
- piolhos,
- previne desequilíbrios degenerativos,
- retarda alzheimer,
- reumatismo,
- tosses,
- ulcerações da gengiva e mucosa da boca,
- úlceras estomacais,
- vómitos nervosos…
Como consumir:
Em casca desidratada para fazer arroz-doce, bolos, carne, compotas, pães, panquecas, pastéis, tortas, pudins ou colocar em bebidas como chocolate ou café… Também pode ser usada para fazer uma infusão (uma a três gramas de pó de canela para uma chávena de água). A Canela também pode ser consumida em cápsulas ou através de óleos essenciais (em princípio os óleos essências são só para uso exterior).
Mas atenção, a Canela pode igualmente ser útil para fabricar pesticida contra os piolhos.
Contra-indicação:
O consumo regular de canela deve ser evitado ou vigiado por uma pessoa entendida em caso de diabetes ou quando haja consumo de medicamentos para o coração, sistema sanguíneo ou outras medicações.
Também não é recomendado a grávidas, pois a canela é abortiva, provoca a dilatação do útero (desde o início da primeira falta de fluxo menstrual até final de amamentação) ou em crianças até aos sete anos.
A Canela também pode provocar irritação da pele. Convém, por isso, estar atento, uma vez que cada corpo é diferente e poderá permitir eventuais incompatibilidades, totais ou momentâneas, geradas pela sua ingestão.
Este texto é uma tomada de consciência. De acordo com a estação do ano e o momento em que se encontra, cabe a cada Ser sentir se deve consumir este alimento. A dosagem e frequência depende da natureza e da condição física de cada Ser Humano.