Trigo integral (Triticum)
Planta:
O Triticum Sativum, nome científico do Trigo, é uma gramínea cultivada em todo o mundo e constitui a base de muitas culturas alimentares. Não é por acaso que o Trigo é o segundo cereal mais cultivado no Planeta, sendo os maiores produtores a China, a India e a Ucrânia.
O grão de Trigo serve assim de matéria-prima para a alimentação humana, por exemplo, através de farinhas para fazer pão, massa, bolos, farinha, farelo, gérmen ou até cerveja, para fabricar produtos de beleza e serve igualmente para alimentar animais (feno). O Trigo está assim presente diariamente na mesa de todos nós, no entanto importa sublinhar que opção pelo trigo integral é mais saudável para o organismo humano, uma vez que o processo de refinação faz desaparecer grande das suas propriedades.
Propriedades:
O trigo não modificado geneticamente e integral tem como componentes água, proteína, hidrato de carbono, ácidos gordos (saturados e polinsaturados) e vitaminas (B6, B12, tiamina, riboflavina…) e minerais (sódio, potássio, cálcio, fósforo, magnésio, ferro ou zinco). O Trigo é anticancerígeno, anti-inflamatório, desintoxicante, anti-hiperglicémico, antioxidante..
Benefícios:
- Aparelho digestivo,
- arteriosclerose,
- cálculos biliares,
- diabetes tipo 2,
- evita doenças degenerativas,
- pele,
- reduz a obesidade,
- reumatismo,
- sistema imunitário,
- sistema nervoso,
- toxinas,
- unhas…
Como consumir:
Pão, massa, bolos são alguns dos exemplo do consumo do trigo, mas este também pode ser usado através de germinados e aí é necessário uma hidratação da semente entre 8 a 12 horas. No entanto, o trigo também pode e deve ser consumido em microvegetais para, por exemplo, fazer sumos, batidos ou saladas. Para conseguir um broto de trigo deve plantar a semente num vaso de terra, regar e aguardar 7 a 12 dias, período de tempo essencial para que o rebento possa ser colhido e consumido (leia mais sobre microvegetais aqui).
Contra-indicação:
O trigo contém glúten na sua composição, convém estar atento, uma vez que cada corpo é diferente e poderá provocar eventuais incompatibilidades, totais ou momentâneas, geradas pela sua ingestão.
Este texto é uma tomada de consciência. De acordo com a estação do ano e o momento em que se encontra, cabe a cada Ser sentir se deve consumir este alimento. A dosagem e frequência depende da natureza e da condição física de cada Ser Humano.
Sinta mais sobre cereais em:
Cereais devem ter um peso elevado na nossa alimentação