Fuja à rotina e prepare uma salada de acordo com a sua natureza, o local, a estação do ano em que se encontra e o seu estado no momento. É verdade que na Primavera ou no Verão apetece mais uma salada pela sua leveza e menor nutrição, mas também há saladas para as estações mais frias como o Outono e o Inverno. Estas, por tradição, são bastante nutritivas e contêm ingredientes que nos aquecem o corpo, a alma e o espírito mesmo sem serem feitas ao fogo.
Escolha produtos da época, dê preferência aos que são 100% biológicos e frescos para preparar o seu prato. A imaginação agiliza normalmente a confeção de uma boa salada, no entanto, aqui ficam três exemplos para explorar melhor esta forma de Nutrição de Luz.
Salada de folhas, figos e frutos secos com ricota de amêndoas
Ingredientes:
- 600 ml de água filtrada
- 200 g de amêndoas
- 1/2 limão
- Tomate seco
- Orégãos
- Azeite, mostarda, sal, pimenta, vinagre de xerês, mel e iogurte líquido de mirtilo
- Tomate cherry
- 2 figos
- 1/4 cebola roxa
- Nozes e pinhões
- Uma mão de folhas de diferentes cores e tons de verde como o agrião, espinafre, capuchinha, alface e aromáticas como os coentros e manjericão
Para fazer o queijo ricota de amêndoas, basta demolhar 200 gramas de amêndoas, durante quatro horas, em 600 ml de água filtrada. Coloque depois tudo no liquidificador, triture bem e utilize um passador para coar. O leite de amêndoas pode ser usado mais tarde para fazer um batido por exemplo. Agora, junte à pasta de amêndoas o sumo de meio limão, uma pitada de sal, um pouco de pimenta e orégãos, um fio de azeite e tomate seco bem picado. Envolva todos estes ingredientes muito bem com a pasta de amêndoas e aí tem a sua ricota. Reserve no frio.
O tomate cherry deve ser cortado em pedaços, tal como os figos. Já a cebola deve ser fatiada em meias luas muito fininhas.
Para fazer o molho vinagrete, misture num copo, que dê para fechar, o iogurte líquido, com uma pitada de sal marinho fino, um fio de azeite, um pouco de vinagre, mel e mostarda. Depois agite o copo muito bem e o seu molho está preparado.
Para empratar, comece por dispor no prato, as folhas, bem lavadas, misturadas com a cebola. Depois decore com o tomate cherry, o queijo ricota de amêndoa, os figos e algumas nozes e pinhões. Para finalizar tempere com o vinagrete e a sua salada está pronta a servir.
Salada crua de ralados e germinados
Ingredientes:
- Sal dos Himalaias
- 1/2 beterraba
- 1 maçã verde
- 1/2 cenoura
- 50 gramas de nozes
- 20 gramas de pinhões
- 1 colher de sopa de sementes de sésamo
- 1 lima e vinagre balsâmico
- Rebentos/microvegetais e germinados
Numa taça média comece por ralar a beterraba, a maçã verde e a cenoura. De seguida tempere tudo com uma pitada de sal fino dos Himalaias ou marinho, junte o sumo de lima e vinagre balsâmico a gosto.
Num prato raso, faça um ninho com os microvegetais ou rebentos e brotos, lavados, que tenha de germinados em casa. Em cima do ninho deve colocar a beterraba, a maçã verde e a cenoura raladas. Por fim, decore a sua salada com sementes de sésamo, nozes e pinhões. E… bom proveito.
Salada de grão-de-bico germinado
Ingredientes:
- Água filtrada
- Chávena de chá de grão-de-bico
- 1/2 alface
- 60 gramas de espargos
- 100 gramas de tomate cherry
- 1/2 cebola roxa
- 1/2 abacate
- Nozes e azeitonas para decorar
- Coentros e hortelã
- Molho vinagrete (sal, azeite, sumo de lima e mostarda)
- Flor de sal
- Alho
- 1 tomate
O grão-de-bico deve ser demolhado em água durante seis a oito horas. De seguida lave muito bem o grão e enrole tudo num pano húmido para iniciar o processo de germinação num local fresco e sem sol direto (se tirar a pele do grão, o processo de germinação tornar-se-á mais fácil). No dia seguinte deve borrifar o pano com água para que o grão continue a germinar. Ao segundo dia, o grão já deve estar germinado, então tempere com flor de sal, sumo de lima, azeite e alho picado, levando depois os grãos germinados a marinar no frigorífico por mais duas horas.
Prepare os espargos, lascando-os, e tempere-os com vinagre, alho, molho de soja e uma pitada de sal.
Para o molho vinagrete, deve misturar todos os ingredientes (sal, azeite, sumo de lima e mostarda) num copo que feche para poder misturar tudo muito bem.
De seguida comece a ripar de forma muito fininha a alface e tempere-a.
Para servir, escolha uma taça e comece por colocar a alface no fundo. Depois espalhe o grão germinado e vá decorando com pequenos pedaços de tomate concassé, cebola laminada, abacate aos cubos, nozes e azeitonas a gosto. Por fim, envolva tudo com coentros e hortelã picados e tempere com molho vinagrete. A sua salada está pronta a servir.
Reforce a sua consciência sobre receitas em:
https://www.docelimao.com.br/site/ de Conceição Trucom,
https://verdadeirodetox.com de Elias Pereira,
http://alimentovivo.org/curso-vem-pra-cruzinha/lista-de-espera/ de Rita Zumberlan
Livro “As Receitas da Cura Alcalina” de Stephan Domening e Heinz Earlacher,
Livro “As Delícias de Ella Todos os Dias” de Ella Woodward
Sinta mais sobre nutrição em:
Pratos principais para surpreender em casa
Germinados e microvegetais são alimentos vivos
Sumos para ajudar a desintoxicar o corpo
Nutrição crua e viva amiga das nossas células
Alimentação deve respeitar a “natureza e o estado” do Ser Humano
Obsessão por uma alimentação perfeita é um desequilíbrio?
Como os elementos da natureza interagem
Três Princípios Filosóficos da Vida