Consuma ervas aromáticas pela sua saúde

Foto de Maxmann em Pixabay.    A diversidade de nutrientes das ervas aromáticas ajudam a equilibrar o nosso organismo.

Pequenas folhas frescas que soltam uma paleta de aromas e sabores, cuja intensidade varia de planta para planta deviam estar sempre presentes no nosso dia-a-dia. As ervas aromáticas são essenciais na culinária, quer pelo toque especial que dão na degustação e na decoração, mas também no equilíbrio do nosso organismo, dada a complexa diversidade de nutrientes que oferecem.

Foto de Torsten Janke em Pixabay.     O consumo de ervas aromáticas ajuda a reduzir o sal no tempero dos cozinhados.

O consumo regular de especiarias ou ervas aromáticas proporcionam uma redução significativa do uso de sal, por exemplo, o que diminui o risco associado à hipertensão arterial, ou seja, menor probabilidade de stresses negativos cardiovasculares, um dos principais geradores de morte a nível mundial, segundo a Organização Mundial da Saúde. Uma importância também assumida pela Direcção-Geral de Saúde que, através do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, alerta para o excesso do consumo de sal em Portugal. Cada português ingere, em média, por dia, cerca de 10,5 gramas de sal, quando o máximo recomendado são 5 gramas, o equivalente a uma colher de chá.

Foto de Reija Hirvonen em Pixabay.     As ervas aromáticas devem ser colocadas nos cozinhados apenas no final para não perder propriedades.

“As ervas só devem ser adicionadas aos alimentos no fim da sua preparação, uma vez que a maioria das suas propriedades é perdida pela ação do calor” alertam os responsáveis da Direcção-Geral de Saúde numa missiva publicada no blogue alimentação saudável e sustentável  ou no site da Direção Geral de Saúde). Estes sublinham que “vários estudos indicam que as substâncias fitoquímicas parecem ser as responsáveis pelas propriedades atribuídas às ervas aromáticas, nomeadamente: prevenção do aparecimento de cancro, funcionamento cardiovascular, reprodutivo e nervoso e ainda como estimulante do sistema digestivo e potenciador do sistema imunitário”.

Ao consumir ervas aromáticas estamos a dar ao nosso organismo proteínas, vitaminas, minerais (cálcio, fósforo, sódio, potássio e ferro), fibras, componentes voláteis (óleos essenciais) e substâncias fitoquímicas (atuam como antioxidantes, bactericidas, antivírus, fitoesteróis e indutores ou inibidores de enzimas).
Assim, uma alimentação mais aromática previne eventuais stresses negativos no presente e no futuro.

Conheça agora algumas ervas aromáticas em texto publicado neste site e também os benefícios que ganha ao consumir as ervas preciosas regularmente, mas atenção às contraindicações pelo que o seu consumo deve ser moderado e sempre vigiado por um especialista em nutrição, em particular quando existe algum stresse negativo.

 

Este texto é uma tomada de consciência. De acordo com a estação do ano e o momento em que se encontra, cabe a cada um sentir se deve consumir este alimento. A dosagem e a frequência dependem da natureza e da condição física de cada Ser Humano.

 

 

 

 

 

Sinta mais sobre ervas aromáticas em:

Ervas aromáticas essenciais no dia-a-dia

 

Reforce a sua consciência em:

http://omeujardim.com/artigos/top-10-ervas-aromaticas

http://www.remedio-caseiro.com/conheca-os-beneficios-das-principais-ervas-aromaticas/

http://www.esmeraldazul.com/pt/blog/o-que-a-sua-saude-ganha-com-o-uso-de-ervas-aromaticas/

http://asenhoradomonte.com/category/temas/medicina-natural/page/2/

http://lifestyle.sapo.pt

http://www.saudedica.com.br

http://www.mundoboaforma.com.br

http://chabeneficios.com.br

http://www.dicademusculacao.com.br

https://melhorcomsaude.com

http://saudedica.net

https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle

http://bemtratar.com

http://www.asplantasmedicinais.com

http://ayurveda.com.br/artigos/

 

 

Love
rfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-slide