Psílio (Plantago psyllium)
Planta:
Originária da Índia e do Paquistão, a planta de Psílio, a Plantago ovata, pode atingir os 50 cm de altura e possui flores brancas, acopladas em espigas na ponta das hastes, que contêm até 15 mil sementes. Estas pequenas sementes têm um aspeto semelhante a uma pulga, podem ser douradas ou pretas, não têm glúten, são uma fonte natural de fibra solúvel, essencialmente na casca.
O Psílio ajuda a combater infeções bacterianas e fúngicas, além de ser um poderoso laxante, descongestionando o intestino em situações de prisão de ventre, ou seja, ajuda a regular o sistema intestinal.
No entanto, o Psílio apresenta uma grande capacidade para reter água, daí que seja recomendado a sua hidratação antes do consumo para evitar o risco de obstrução da garganta ou do esófago. A fibra contida no Psílio tem a capacidade de aumentar até 20 vezes de tamanho quando entra em contato com líquidos.
Propriedades:
Anti-obstipante, laxante, estimulante, antidiabética e sudorífica, constituem algumas das propriedades do Psílio que é rico em fibra e em minerais como o cálcio, magnésio, potássio, zinco ou fósforo.
Benefícios:
- colesterol,
- colite ulcerosa,
- diabetes do tipo 2,
- doenças cardiovasculares,
- doença de Crohn,
- fissuras anais,
- hemorroidas,
- prisão de ventre,
- reduz o apetite,
- tensão arterial…
Como consumir:
O Psílio pode ser encontrado em semente, em pó, capsulas ou óleo. O consumo pode ser em semente hidratada em água para juntar com frutas, iogurtes, saladas e outros alimentos ingeridos diariamente. O consumo em jejum, contribui para o processo de redução de peso e uma ação laxante, assim como para baixar as taxas de colesterol.
Para uma infusão coloque uma colher de chá num copo de água e depois deixe começar a ferver desligue o fogo e deixar repousar cerca 10 minutos para concretizar a infusão.
Contraindicação:
Grávidas, em fase de amamentação, crianças com menos de 12 anos e em caso de desequilíbrios intestinais. Nunca esquecer que convém hidratar as sementes de Psílio antes de as ingerir para evitar o risco de obstrução.
Além disso, convém estar atento, uma vez que cada corpo é diferente e podem existir eventuais incompatibilidades, totais ou parciais, geradas pela sua ingestão.
Este texto é uma tomada de consciência. De acordo com a estação do ano e o momento em que se encontra, cabe a cada Ser sentir se deve consumir este alimento. A dosagem e frequência depende da natureza e da condição física de cada Ser Humano.
Sinta mais sobre sementes em:
Conheça 10 sementes para consumir no dia a dia