Centeio (Secale cereale)
Planta:
Mais comprido e esguio do que o trigo, com uma cor castanho amarelado ou verde acinzentado, o grão de Centeio é conhecido cientificamente como Secale cereale. Na moagem e refinação, ao contrário do trigo, é difícil separar o gérmen do farelo e do endosperma do Centeio, logo a sua farinha retém normalmente grande quantidade dos nutrientes originais. Um desses nutrientes é o glúten e desde que não haja intolerância é um cereal precioso na alimentação humana.
O Centeio é recomendado, por exemplo, para diabéticos tolerantes ao glúten, pois tem um índice glicémico, geralmente inferior aos produtos feitos a partir do trigo e da maioria dos outros cereais.
Propriedades:
Anticancerígena, antiflatulência, antidiarréicas, digestiva e, entre outras, emoliente, são algumas das propriedades do Centeio. Esta planta é rica em fibras (cerca de oito vezes mais fibra do que o trigo), minerais (fósforo, cobre, magnésio ou zinco…), vitaminas (em particular do complexo B) e pobre em calorias.
Benefícios:
- Ajuda a perder peso,
- arteriosclerose,
- asma,
- cálculo biliar,
- doença degenerativa do cólon,
- fortalece a flexibilidade das artérias,
- hipertensão,
- melhora a digestão e o metabolismo,
- pressão arterial,
- prisão de ventre,
- úlcereas…
Como consumir:
A farinha de Centeio é muito usada para fabricar pães, bolos ou biscoitos. Se a opção for cozinhar o Centeio, comece por demolhar os grãos meia hora antes e só depois cozê-los em conjunto, por exemplo com o arroz, para servir como acompanhamento ou mesmo em saladas. O Centeio também pode ser usado para fazer molhos e sopas. O Centeio pode ainda ser consumido em germinados (entre 8 a 12 horas) ou em microvegetais. Se a opção for tostar os grãos de Centeio, então pode muito bem servi-los como cobertura do pão de um hambúrguer.
O Centeio é muito utilizado ainda na elaboração de bebidas alcoólicas (cerveja, whisky e vodkas), ou na alimentação de animais através de forragem ou feno.
Contra-indicação:
Os sensíveis ou intolerantes ao glúten não podem consumir Centeio, pois este atrofia as mucosas do intestino delgado, prejudicando o organismo e a absorção de diversos nutrientes dos alimentos. Convém por isso estar atento, uma vez que cada corpo é diferente e poderá provocar eventuais incompatibilidades, totais ou momentâneas, geradas pela sua ingestão.
Este texto é uma tomada de consciência. De acordo com a estação do ano e o momento em que se encontra, cabe a cada Ser sentir se deve consumir este alimento. A dosagem e frequência depende da natureza e da condição física de cada Ser Humano.