Afaste a ansiedade e o stresse com cinco óleos essenciais puros e biológicos

Foto de Manuel Alvarez em Pixabay.       A ansiedade é cada vez mais comum na sociedade e a aromaterapia, que utiliza as propriedades e princípios ativos das plantas na sua forma natural, ajuda a dissipar esse desequilíbrio.

Os óleos essenciais biológicos e 100% puros de Alfazema, Bergamota, Ilangue Ilangue, Patchouli ou Camomila ajudam a afastar os sentimentos de ansiedade e de stresse do dia-a-dia, cada vez mais comuns na nossa sociedade e que não distinguem idade nem sexo. Trata-se de um desequilíbrio emocional que se reflete num aumento de insegurança ou de preocupação e a nível físico pode provocar alterações na pressão arterial, frequência cardíaca e/ou tonturas.

O recurso à aromaterapia uma terapia holística que utiliza as propriedades e os princípios ativos das plantas na sua forma natural — pode ser uma ferramenta para dissipar o nível de ansiedade e de stresse, evitando transtornos mais profundos no Corpo, na Alma ou no Espírito.

A melhor forma de utilização do óleo essencial em caso de ansiedade ou stresse é a inalação, pois dessa forma a informação contida nas moléculas do óleo essencial chegam rapidamente ao cérebro, podendo de imediato começar a reequilibrar as emoções e os sentimentos.

O uso de um inalador ou de um difusor, em casa ou no escritório, são os instrumentos mais adequados para que haja uma rápida e eficiente inalação. No entanto, os óleos essenciais também podem afastar a ansiedade e o stresse através de massagens (aqui o óleo essencial deve ser misturado com um óleo vegetal para que a pele absorva todas as propriedades e os princípios ativos do óleo essencial) ou num banho relaxante de banheira. Neste caso, para um adulto deve misturar até 10 gotas de um óleo essencial, ou misturar gotas de vários, na água do banho. Em alternativa, também pode usar sais de banho, constituídos por óleos essenciais biológicos, 100% puros e naturais.

Conheça as propriedades de cinco óleos essenciais:

Alfazema ou Lavanda (Lavandula Officinalis) é um subarbusto de 30 a 60 cm de altura, nativo da orla do Mediterrâneo, que se desenvolve nas encostas e montanhas entre 800 e 1800 metros. Selvagem ou cultivada, a lavanda é um precioso pilar da nossa flora, mas também uma base essencial na perfumaria, cosmética e aromaterapia, graças ao seu aroma inconfundível, doce, floral e herbáceo. Das propriedades da Alfazema destacam-se a anti-infeciosa, anti-inflamatória, anti-séptica, analgésica, cicatrizante, relaxante ou sedativa. Os seus princípios ativos vão atuar sobre o sistema nervoso, reduzindo a ansiedade, angústia, stresse, distúrbios no sono ou pensamentos negativos. Já num plano mais físico, as propriedades desta planta são benéficas para tratar eczemas, feridas, queimaduras, dermatite, acne, tosse, catarro, entre outras.

Bergamota (Citrus bergamia) é uma árvore da família da laranjeira e do limoeiro que atinge uma altura entre 3 a 4 metros e é cultivada principalmente na África Ocidental, Itália e Espanha. O seu fruto, de onde é extraída a casca, tem sido muito utilizado na medicina popular italiana, em particular em Bérgamo, nordeste de Milão, região da Lombardia, onde era muito usado para combater febres. A Bergamota tem propriedades anti-infeciosas, antiespasmódicas, sedativas e calmantes que atuam no organismo para equilibrar a ansiedade, a inquietação, stresse, insónia, promover a autoconfiança, a leveza e a alegria. Já a nível físico é indicado para situações de psoríase, acne, eczema, desconforto intestinal, prisão de ventre, entre outras. A Bergamota tem um intenso aroma floral, fresco, calmante e relaxante.

Ilangue Ilangue (Cananga odorata) é uma árvore nativa da Ásia, em particular das ilhas do Oceano Índico, encimada por belas e grandes flores amarelas. Significando “flores de flores”, o Ilangue-Ilangue era usado principalmente na antiguidade pelos seus benefícios para a pele. Hoje, o seu óleo essencial é particularmente apreciado por ser um calmante, promover o fim da ansiedade, stresse, depressão, angústia, insónia, certas fobias e frustrações, oferecendo a sensação de segurança e paz interior. Em causa estão as propriedades do Ilangue-Ilangue: antisséptica, hipotensora, antiespasmódica, antidepressiva ou sedativa… No plano mais físico, esta é uma planta indicada para situações de impotência, taquicardia, hipertensão, bronquite asmática ou acne. O Ilangue Ilangue oferece um aroma floral, doce, denso e feminino, com nuances frutadas e amadeiradas, estilo exótico.

Patchouli (Pogostemon cablin) é um pequeno arbusto tropical com cerca de 50 cm de altura, verde escuro e com folhagem perene que faz parte da família Lamiaceae. Esta planta oferece propriedades como bactericida, antifúngica, expetorante, anti-inflamatória, antisséptica, analgésica, antialérgica, cicatrizante, sedativa, hipotensora, regeneradora para a pele. Este pacote de propriedades permite ajudar a travar a ansiedade, o stresse, angústia, estimulando a coragem, a estabilidade e o enraizamento, ou seja, afasta medos, tensões e incertezas. A nível mais físico é benéfico para combater varizes, hemorroidas, celulite, retenção de água, pré-menopausa, micoses, acne, entre outras. O Patchouli tem um odor doce, intenso e herbáceo.

Camomila (Chamaemelum nobile) é originária da Europa de Leste e do Médio Oriente, mas hoje está espalhada por toda a Europa e coloniza os terrenos ao abandono, bem como os campos não tratados. Espécie selvagem ou cultivada, a Camomila é colhida no verão, em pleno florescimento. A Camomila é reconhecida pelas suas propriedades analgésica, anti-inflamatórias, antialérgicas, antibacteriana, antiespasmódica e calmante, que ajudam a travar a ansiedade, stresse, angústia, espasmos intestinais, insónia. A nível emocional, a Camomila purifica o corpo emocional e astral e acentua a inteligência do coração. Esta planta tem um aroma intenso, doce e floral.

Foto de Esfera Dourada.     Os óleos essenciais orgânicos e 100% puros de Lavanda, Bergamota, Ilang-Ilang, Patchouli ou Camomila ajudam a combater a ansiedade e o stresse.

Este texto é uma tomada de consciência e foi estabelecido com base em vários trabalhos referentes à aromaterapia e na sua utilização tradicionalmente reconhecida a nível mundial. De acordo com a estação do ano e o momento em que se encontra, cabe a cada Ser sentir que óleo essencial deve utilizar. Os óleos essenciais não são produtos perigosos, mas são poderosos e requerem um uso cuidadoso e responsável. Para crianças, grávidas ou em fase de amamentação siga as recomendações de um profissional de saúde. 

Sinta mais sobre Óleos Essenciais em:

Óleos essenciais e hidrolatos são segredos da aromaterapia

Conheça seis óleos essenciais para dar mais energia ao seu dia

Love
rfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-slide