Pimenta-negra (Piper nigrum)
Planta:
A pimenteira é uma trepadeira de origem asiática, da família Piperácea, que produz a rainha das especiarias: a Pimenta-negra, verde, vermelha ou branca. Estas bagas-irmãs apresentam um sabor e uma intensidade de propriedades que variam apenas de acordo com a maturação, tempo de secagem ao sol e posterior tratamento.
A Pimenta-preta, também conhecida como Pimenta do Reino, é historicamente a mais popular a nível mundial. Lembremos que a Pimenta-negra chegou a ser transacionada na Idade Média como moeda corrente — valia na época tanto como o ouro —, mas hoje é vendida a um preço acessível a todos. O segredo do sucesso desta especiaria deve-se ao seu forte sabor levemente picante com notas de laranja e madeira, e ao elevado nível de piperina — face às bagas verde, vermelha ou branca, a negra é a que oferece maior intensidade desse composto químico — e sobretudo as suas propriedades e benefícios para o Ser Humano. Não é por acaso que é a mais procurada no mundo para ser consumida na cozinha, em prevenção e tratamentos de saúde — trata pneumonias em 20 minutos (leia em baixo como fazer) — ou para produzir produtos de cosmética, entre outros.
O mundo conhece ainda a pimenta cor-de-rosa (também conhecida como aroeira), considerada a pimenta “não verdadeira”, que é fruto de outra pimenteira, a Schinus molle, da família da castanha de caju. A pimenta-rosa é aromática, não possui um sabor picante e é muito utilizada para decoração na culinária e apresenta também benefícios para a saúde humana (leia mais em artigo neste site).
Propriedades:
Antioxidante, anti-inflamatório, termogénico, analgésico, antissético, digestivo… Estas são algumas das propriedades da Pimenta-Negra que é rica em ferro, cálcio, zinco, potássio, magnésio, cromo, manganês e vitaminas A e C, entre outros.
Benefícios:
- acelera metabolismo,
- alivia dores musculares,
- antidepressivo natural,
- articulações,
- artrite,
- artrose,
- colesterol,
- cólica,
- combate radicais livres ou seja protege de doenças degenerativas,
- constipação,
- ajuda reduzir açúcar no sangue,
- diarreia,
- digestão,
- gases intestinais,
- gota,
- melhora absorção de nutrientes,
- melhora o humor,
- memória,
- pneumonia,
- reduz peso,
- sistema circulatório,
- sistema nervoso…
Como consumir:
A Pimenta-negra pode ser consumida em grão, em pó ou em óleo (neste último caso é para aplicação externa). Uma ou duas pitadas desta especiaria diariamente na sua alimentação é suficiente para obter os grandes benefícios que esta planta está disposta a oferecer-nos. Para retirar o maior proveito coloque a pimenta em pó ou moa os seus grãos frescos apenas no final do cozinhado ou então no prato, pois as elevadas temperaturas reduzem os seus benefícios. Os grãos de Pimenta podem ainda ser utilizados para decorar pratos doces ou salgados.
Já nos tratamentos de saúde, a Pimenta-negra assume, por exemplo, um papel fundamental na recuperação de uma pneumonia que pode provocar febres até 41 ºC. A febre é o nosso organismo a combater a infeção pulmonar e a ação da Pimenta-negra intensificar essa luta. Uma compressa de Pimenta-negra sobre a zona afetada vai aumentar ainda mais a temperatura e puxar a bactéria ou o vírus que está a provocar a infeção para a superfície da pele. É por isso que após 20 minutos de aplicação de uma compressa de Pimenta-negra a pele fica vermelha, ou seja, o vírus ou a bactéria morre e a infeção é tratada.
Como é feita uma compressa com pimenta moída para colocar sobre a zona do pulmão afetado: nas costas ou no peito?
Material necessário:
- 100 gramas de Pimenta-negra moída,
- duas toalhas de tamanho médio de cor branca,
- uma colher de chá,
- um copo,
- meio litro de água a ferver,
- uma bolsa térmica aquecida entre 45ºC a 50ºC,
- um saco de plástico transparente.
Comece por colocar os 100 gramas de pimenta moída num copo — deve ocupar apenas parte da sua dimensão —, e a seguir deite o equivalente em água a ferver (cuidado para não se queimar) e mexa muito bem com uma colher de chá, até ganhar uma forma pastosa. Abra uma toalha e espalhe numa metade a pasta de Pimenta-Negra de forma a cobrir toda a zona do pulmão afetado. Esta operação deve ser rápida para que a pasta não arrefeça. Em seguida feche a toalha com a outra metade para fazer a compressa, coloque em cima a bolsa térmica aquecida até 50ºC e envolva esta bolsa com um saco plástico para que a temperatura se mantenha elevada. Por fim, utilize a segunda tolha para tapar o saco de plástico e aí está a sua compressa pronta para ser aplicada sobre o pulmão afetado durante 20 minutos.
Após esse tempo deve levantar a compressa e ver como está a pele da pessoa:
- A pele vermelha indica que o tratamento fez efeito, a pneumonia está curada, e dentro de três a quatro horas a febre vai começar a baixar.
- A pele não ficou vermelha, então o tratamento não fez o efeito desejado. Aqueça novamente a bolsa de água quente e dentro de 40 minutos repita a operação durante mais 20 minutos. Após esse tempo levante a compressa e verificará que a pele está vermelha, ou seja, a pneumonia está ultrapassada.
Contra-indicação:
Crianças e pessoas que tenham desequilíbrios gástricos como, por exemplo, gastrite, úlceras, hérnia de hiato, hipersensibilidade gástrica ou ainda hemorróidas e fissuras. Convém, por isso, estar atento, uma vez que cada corpo é diferente e pode permitir eventuais incompatibilidades, totais ou momentâneas, geradas pela sua ingestão ou aplicação.
Este texto é uma tomada de consciência. De acordo com a estação do ano e o momento em que se encontra, cabe a cada Ser sentir se deve consumir este alimento. A dosagem e frequência depende da natureza e da condição física de cada Ser Humano.
Sinta mais sobre especiarias em:
Sete especiarias indispensáveis na cozinha