Mantenha o sistema imunitário em alta com o poder dos óleos essenciais

 

Foto de Esfera Dourada.    Os Óleos Essenciais de Canela, Canforeira, Cravo-da-Índia, Limão, Louro, Oregão, Pinheiro da Escócia, Segurelha das Montanhas, Tea-Tree ou Tomilho Thymol, são alguns trunfos para estimular o sistema imunitário.

Equilibrar e manter em alta o sistema imunitário é fundamental para evitar que bactérias, vírus e fungos, entre outros, se propaguem e originem desequilíbrios, provocando as chamadas doenças, além de permitir também acelerar a recuperação após uma cirurgia. Para este objetivo contribui a aplicação de óleos essenciais biológicos e 100% puros, através da aromaterpia, que funciona como um complemento à alimentação — deve ser equilibrada e variada — e ao imprescindível exercício físico.

A aromaterapia de óleos essenciais como de Canela, Canforeira, Cravo-da-Índia, Limão, Louro, Oregão, Pinheiro da Escócia, Segurelha das Montanhas, Tea-Tree ou Tomilho Thymol, estimulam o sistema imunitário e em simultâneo proporcionam propriedades benéficas a todo o organismo como, por exemplo, antibacteriana, antiviral ou anti-infeciosa, entre outras.

A inalação é a forma mais rápida e eficiente de ser absorvida pelo organismo, oferecendo assim ao sistema imunológico um reforço de informação que permite promover a prevenção e a cura de desequilíbrios no Corpo, na Alma e no Espírito.

Neste âmbito, pode utilizar um difusor para espaços como um escritório, uma sala ou um quarto, mas se a opção for mais personalizada, então opte por um inalador ou um difusor portátil.

Os óleos essenciais também podem ser usados através de massagens (aqui o óleo essencial deve ser misturado com um óleo vegetal para que a pele absorva todas as propriedades e os princípios ativos do óleo essencial) ou num banho relaxante de banheira. Neste caso, para um adulto deve misturar até 10 gotas de um óleo essencial, ou a mistura de vários, na água do banho. Em alternativa também pode usar sais de banho, constituídos por óleos essenciais biológicos, 100% puros e naturais.

A vantagem de usar óleos essenciais biológicos certificados é evitar a entrada no organismo de pesticidas e de outros químicos que podem intoxicar e provocar certos desequilíbrios e desencadear as denominadas doenças. Também se forem óleos essenciais 100% puros, bastará duas ou três gotas, para usufruir das propriedades e dos princípios ativos que a planta oferece.

Conheça dez óleos essenciais amigos do sistema imunitário:

Canela (Cinnamomum zeylacinum) — não confundir com a Cassia — é uma árvore de 15 a 20 metros de altura, originária do Sri Lanka e do Norte da Índia. Os caules da árvore da Canela são cortados, descascados, secos depois enrolados para formar o celebre pau de Canela. Esta é simultaneamente uma especiaria e um remédio natural, com propriedades anti-inflamatória, antibacteriana, anticoagulante, antioxidante, anticancerígena, antiespasmódica, antirreumática, antisséptica, anestésica, adstringente, afrodisíaca, aperiente, aromática, carminativa, digestiva, estimulante imunológica, hipertensora (ainda que suave), sedativa e tónica. Estas são benéficas para o aparelho digestivo, contra a gripe, hipotensão arterial, tosse, reumatismo, ulceras, enquanto a nível emocional equilibra o sistema nervoso, ajuda a resgatar a jovialidade de pessoas rígidas, frias e de difícil acesso ou auxilia a ultrapassar situações de isolamento. A Canela tem um aroma quente, a especiarias e ligeiramente picante com uma nota característica amadeirado.

Canforeira (Cinnamomum camphora), é originalmente uma árvore asiática importada para Madagascar no século XIX, onde desenvolveu propriedades específicas e por isso é também conhecida por cânfora ravintsara. O óleo de Canforeira é destilado a partir das folhas e ramos da árvore e contém propriedades como antiviral, antisséptica, analgésica, estimulante imunológica, expetorante e tónico. Propriedades que ajudam a dissipar situações de gripe, constipação, bronquite, sinusite, faringite, varicela e fadiga física e mental, reumatismo e tosse. No plano emocional, a Canforeira promove o foco, a concentração, a ansiedade, afasta a fadiga mental e ajuda em casos de hiperatividade e carência afetiva. A Canforeira tem um odor floral e amadeirado, com subtis notas doces e um toque cítrico a fazer lembrar o eucalipto.

Cravo-da-Índia (Eugenia Caryophyllus) é uma especiaria obtida através dos botões florais da sua árvore que é nativa das Ilhas Molucas. Já o óleo é obtido por destilação das folhas do Cravo-da-índia que oferecem propriedades das quais se destaca o estímulo imunológico, antibacteriano, anestésico, anti-inflamatório e antisséptico. Benefícios que aceleram o metabolismo, dissipam situações de bronquite, tosse, infeções, colesterol, dores de dentes, micoses, verrugas, acne, entre outras. A nível emocional é um harmonizador energético dos vórtices vibratórios captados pelos chakras, além de ser um estimulante afrodisíaco, mental, da memória e do humor positivo (ajuda em estados depressivos e promove a ancoragem e a encarnação).  O Cravo-da-Índia possui aroma amadeirado forte de cravo, refrescante, exótico e excitante.

Limão (Citrus limon) é o fruto do limoeiro, uma pequena árvore com menos de 5 metros de altura, nativa da China. O poder do limão há muito que foi descoberto. No antigo Egito, o limão era usado para neutralizar alimentos envenenados e ajudar os doentes de febre tifoide, enquanto na Europa o citrino foi muito usado como antibiótico natural para prevenir a malária, a peste, o escorbuto ou como antídoto contra picadas de cobra. Atualmente, o Limão é muito utilizado para estimular as defesas naturais, como depurativo geral, drenante do fígado, para combater a obesidade, celulite ou hipertensão e ainda usado como desinfetante em difusão. O limão oferece propriedades como antissético, estimulante imunitário, tónico digestivo, antibacteriano, antiviral, carminativo, adstringentes e antioxidantes. A nível emocional, o Limão ativa a mente para afastar pensamentos negativos, combate sonolência, a apatia, o desânimo e promove a concentração e a clareza de decisão. Para obter 1 kg de óleo essencial de limão, são necessários cerca de três mil limões, cerca de 60 a 70 kg. O aroma do limão é citrino, fresco, leve e estimulante.

Loureiro (Laurus nobilis) é uma árvore originária da Ásia Menor e caracteriza-se pela sua forte presença, pode atingir 10 metros de altura, e da sua copa sobressaem folhas verde-escuras em forma de lança, lisas, duras e aromáticas, mas de sabor amargo. O Louro é usado desde os tempos imemoriais e conquistou o estatuto de símbolo de vitória e da imortalidade. Todos os chefes de cozinha não abdicam do Louro no seu dia-a-dia, sendo o uso mais eficaz quando as folhas estão secas, mas atenção que não se pode comer o Louro. As suas principais  propriedades são: anti-inflamatória, antibacteriana, antifúngica, antirreumática, diurética, digestiva, hepática, expetorante e estimulante imunitária, entre outros, que permitem reduzir a diabetes, colesterol, tensão arterial, bronquite, sinusite, gripe, colite, dispepsia, flatulência, artrite, reumatismo e desequilíbrios na pele como o Acne… Já a nível emocional, o Loureiro é excitante, auxilia no desenvolvimento da autoconfiança e amor-próprio, estimula as habilidades intuitivas e favorece a concentração e a expressão pessoal e criatividade. O óleo essencial de Loureiro é extraído pela destilação dos ramos e folhas e tem um aroma canforado com notas de balsâmico, ativo e penetrante.

Oregão (Origanum vulgare) é uma planta herbácea perene da família Lamiaceae, também conhecida por Manjerona Selvagem ou Manjerona Perene. O Orégão é por vezes confundido com a manjerona (Origanum majorana) ou “orégano de jardim”, com o qual partilha várias características, nomeadamente as suas propriedades medicinais e aromáticas. Trata-se de uma planta muito popular nos países mediterrânicos, tem pequenas folhas verdes, ovais e pontiagudas que apresentam um aroma forte e personalizado com um sabor amargo. Os orégão contêm propriedades como: antioxidante, antibiótica, antiviral, antifúngico, estimulante imunológico. Como antibiótico natural, o Oregão é eficaz no tratamento de gastroenterites, infeções urinárias, pneumonias, gengivite, cáries, amigdalite ou para tratar acne, pé de atleta e frieiras. A nível emocional, o Oregão ajuda a ultrapassar situações de depressão e atua como revigorante mental e físico, aclarando ideias para concretizar projetos.

Pinheiro da Escócia (Pinus sylvestris) é uma árvore cultivada em planícies, mas cresce espontaneamente nas montanhas. Resistente ao calor, à seca, ao frio, só não resiste à privação de luz, o Pinheiro da Escócia é considerado o mais valioso dos pinheiros graças à matéria-prima que oferece à sociedade: madeira, alcatrão entre muitos outros ingredientes para a saúde e cosmética. O óleo essencial, obtido pela destilação de agulhas e botões, exala um aroma quente, áspero, amadeirado e contém principalmente monoterpenos e ésteres, responsáveis pelas suas propriedades. É antissético, estimulante imunológico, nervoso e hormonal, que ajudam em desequilíbrios respiratórios como sinusite, laringite, gripe, asma e permitem a limpeza energética, reduzem a fadiga e a hipotensão. A nível emocional, o Pinheiro da Escócia permite a libertação de sentimentos obsessivos, de autopunição, vitimização e exaustão nervosa, reforçando a coragem e a vontade de atuar.

Segurelha das Montanhas (Satureja montana) é um subarbusto aromático e melífero, nativa das margens do Mar Negro e do sul da Europa, foi introduzida na Europa Central por volta do século IX.  Esta planta tem um sabor picante e apimentado, e das suas propriedades destacam-se a antiviral, antibacteriana, antifúngica, antiparasitária, estimulante imunológica e tónica. Estas são propriedades benéficas para tratar infeções intestinais, geniturinária, pulmonar e fadiga nervosa e física… Já no plano emocional, é uma preciosa ajuda para as pessoas tímidas, frígidas e que se sentem inseguras ou culpadas.

Tea-Tree (Melaleuca alternifolia) é a “árvore do chá”, que não tem relação com o chá. Trata-se de um arbusto espinhoso com flores amarelas, roxas ou brancas que cresce selvagem em áreas pantanosas da Austrália e da Nova Zelândia. Foi um inglês, James Cook, que chamou esta planta de “árvore do chá” porque a usou para substituir o seu chá. Os aborígenes mastigavam as folhas, faziam chás de ervas e cataplasmas. O Tea-Tree apresenta propriedade como antiviral, antibacteriana, antifúngico, antisséptico, antiparasitário, estimulante imunológico, entre outros, que ajudam a ultrapassar infeções orais, respiratórias, intestinais, genitais, urinárias, dermatológicas, micose, verrugas, acne. A nível emocional atua como energizante e purificadora, o que reforça a intuição, o foco e a clareza de ideias.

Tomilho Thymol (Thymus vulgaris Thymol) é um subarbusto de solos calcários do Mediterrâneo. As suas virtudes estão principalmente ligadas à presença de fenóis (timol e carvacrol) e monoterpenóis (geraniol, linalol, terpineol, thujanol) cujas concentrações variadas de acordo com os seus biótopos e o período de colheita determinam seis quimiotipos diferentes. Destilação é feita na primavera, em plena floração de abril a maio, da planta selvagem ou cultivada. Como propriedades destacam-se: antibacteriana, antiviral, antiparasitário, estimulante imunitário, digestivo e tónico, que são benéfica para infeções respiratórias (tosse ou dor de garganta), facilita a digestão, alivia a fadiga e a depressão. No plano emocional ajuda a dissipar a fraqueza, falta de ânimo ou mesmo ansiedade, abrindo caminho para despertar o guerreio interior que está adormecido para ultrapassar certos medos e inseguranças.

Este texto é uma tomada de consciência e foi estabelecido com base em vários trabalhos referentes à aromaterapia e na sua utilização tradicionalmente reconhecida a nível mundial. De acordo com a estação do ano e o momento em que se encontra, cabe a cada Ser sentir que óleo essencial deve utilizar. Os óleos essenciais não são produtos perigosos, mas são poderosos e requerem um uso cuidadoso e responsável. Para crianças, grávidas ou em fase de amamentação siga as recomendações de um profissional de saúde. 

Sinta mais sobre óleos essenciais em:

Afaste a ansiedade e o stresse com cinco óleos essenciais puros e biológicos

Conheça seis óleos essenciais para dar mais energia ao seu dia

Óleos essenciais e hidrolatos são segredos da aromaterapia

Love
rfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-slide