Circulação sanguínea
A forte concentração de quercetina, um flavonoide natural, que reforça a circulação sanguínea e o alto teor de silício, ajuda a prevenir tromboses e o envelhecimento das veias e das artérias.
Coração
Os compostos de enxofre da cebola reforçam o efeito anticoagulante e ajudam a prevenir a coagulação indesejada de células no sangue. Além disso, permitem diminuir os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue e promovem a função das membranas celulares dos glóbulos vermelhas do sangue.
Diabetes
A quercetina ajuda a baixar os níveis de glicose no sangue e a melhorar os níveis de insulina no plasma, dois fatores habitualmente associados à diabetes.
Doenças degenerativas
O risco de doenças degenerativas do colorretal, da laringe, da boca, do esófago, do ovário diminuiu para quem come cebola habitualmente. Um grupo de cientistas da Universidade de Kumamoto, no Japão, extraiu uma substância natural da cebola, chamada ‘onion A’ (ONA) e a aplicou-a em ratos com tumor epitelial de ovário, o tipo mais comum da doença e que apresenta uma taxa de sobrevivência de apenas 40%. Esta experiência resultou na sobrevivência mais longa das cobaias tratadas e um menor desenvolvimento dos seus nódulos (leia mais em http://www.healthnewsline.net).
Boca
O consumo de cebolas cruas ajudam a erradicar completamente quatro estirpes de bactérias conhecidas por causar cáries e também a doença periodontal.
Perda de peso
Os fitoquímicos constantes na cebola quebram os depósitos de gordura e colesterol presentes no corpo (tem função depurativa e diurética).
Aparelho respiratório
É eficiente na eliminação do catarro, tosse, rouquidão e mucosidades.
Olhos
O consumo de cebola, tal como o alho, melhora a vasodilatação sanguínea e reduz a pressão arterial, prevenindo contra stresses como o glaucoma (o endurecimento do globo ocular, por excesso da tensão interna, o que diminui a visão e provoca dores de cabeça).
Ouvidos
As propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas da cebola ajudam a anular dores de ouvidos e de otites. Logo no início pode usar um pouco da parte central da cebola para a colocar na parte exterior do ouvido.
Cabelo
O sumo de cebola pode ser aplicado externamente no couro cabeludo para tratar a caspa e evitar a queda de cabelo.
Ossos
O teor de cobre na cebola melhora a densidade óssea, o que pode ser benéfico para as mulheres que estão na menopausa.
Digestão
A forte concentração de fibra alimentar, como por exemplo frutano, ajudam a uma digestão eficiente.
Cicatrizes
Aplicar uma rodela de cebola em cima de uma cicatriz ajuda a recuperar a pele naquela zona. Também pode ser usada numa ferida para desinfetar e estancar o sangue.
Queimaduras solares
Uma fatia de cebola na queimadura solar alivia de imediato o desconforto e as dores pelo excesso de exposição solar. Para maior conforto pode-se usar uma cebola depois de ter estado alguns minutos no frigorífico.
Acne e infeções cutâneas
Criar uma pasta através de leite fervido com um pouco de pão e depois misturada essa pasta com cebola ralada ajuda a tratar acne e infeções cutâneas. A pasta deve atuar durante uma hora, depois deve lavar-se com água tépida.
Picadas de animais
Se sofrer uma picada de uma abelha, uma cobra ou de uma aranha pode aliviar a dor e o inchaço do stress provocado com a aplicação de sumo de cebola.
Este texto é uma tomada de consciência. De acordo com a estação do ano e o momento em que se encontra, cabe a cada um sentir se deve consumir este alimento. A dosagem e a frequência depende da natureza e da condição física de cada Ser Humano.
Sinta mais sobre a Cebola em:
Verter lágrimas por cebolas dá saúde