A sopa é parte integrante de qualquer refeição principal, almoço ou jantar e também uma forma de nutrir os mais novos com vegetais. Os sabores variam com a cultura gastronómica de cada região ou país e também com o gosto pessoal de cada um.
No entanto, uma Nutrição de Luz pede que a sopa seja o mais natural possível, com ingredientes orgânicos, biológicos e os mais frescos que consiga encontrar.
O custo de uma sopa é por norma baixo e a sua preparação pode ainda ser muito mais rápida e saudável se não se usar o fogão.
Sim, faça uma sopa 100% crua, através de um liquidificador. Em poucos minutos tem uma sopa preparada para servir, mantendo todos os nutrientes dos produtos selecionados.
Veja a seguir três exemplos de sopas totalmente cruas para poder experimentar e ter mais alternativas para o seu dia-a-dia.
Gaspacho
Ingredientes
- 1 pimento vermelho
- 1 cebola nova ou roxa
- 1 dente de alho
- 4 tomates maduros
- 2 pepinos
- Óregão
- Manjericão
- Sal, azeite e vinagre
Tira-se a pele de cada tomate, corta-se em rodelas muito finas e passam-se pelo passe-vite (equipamento para fazer o puré). De seguida batem-se todos os outros ingredientes num liquificador até ter um caldo bem homogéneo. Adicione ao copo orégãos, o molho de tomate já preparado e água bem fresca a gosto. Retifique os temperos e leve ao frio para servir bem fresco. No momento de servir o gaspacho, coloque no prato uma bola de granizado de limão e um picado de pepino, tomate e pimento bem finos. Bom apetite.
Sopa de abóbora
Ingredientes
- 1 abóbora manteiga
- Um molho de coentros
- 1/2 limão
- 1 cenoura
- 1 rodela de gengibre
- 1 rodela de curcuma fresca ou uma colher de café de curcuma em pó
- 1 colher de café de cominhos
- Azeite, pimenta e sal a gosto
- 1 cebola e ervas aromáticas
- Leite de coco
No liquidificador, juntar a curcuma, sumo de 1/2 limão, cominhos, gengibre, uma cenoura, pimenta, sal e azeite, 2/3 da abóbora previamente cortada aos cubos e processar tudo muito bem. Após obter um creme, adicionar cebola, ervas aromáticas, um molho de coentros bem picadinhos e o resto da abóbora ralada muito finamente. Levar ao calor até os 42 ºC e servir com um fio de leite de coco.
Sopa de pepino
Ingredientes
- 2 pepinos
- 2 dentes de alho
- 1/2 limão espremido
- 1/2 litro de caldo de legumes ou água filtrada
- 1 mão cheia de hortelã e outra de coentros
- 100 ml iogurte de amêndoas
- 1o0 ml de leite de coco
- Sal marinho, pimenta preta e azeite a gosto
Comece por cortar os pepinos com casca de forma longitudinal, retire as sementes e salteie com um pouco de sal durante 10 minutos. Prepare o liquidificador e coloque o caldo de legumes, o iogurte, o leite de coco, os pedaços de pepino (depois de o passar por água) e a hortelã. Triture tudo devagar e a sopa já consistente deve ser temperada com sumo de limão, pimenta, uma pitada de sal marinho, se necessário, e um fio de azeite. Depois de unir tudo novamente, leve-a ao frigorífico e antes de servir espalhe um pouco de coentros picadinhos.
Saiba mais sobre sopas em:
https://www.docelimao.com.br/site/ de Conceição Trucom,
https://verdadeirodetox.com de Elias Pereira,
http://alimentovivo.org/curso-vem-pra-cruzinha/lista-de-espera/ de Rita Zumberlan
Livro “As Receitas da Cura Alcalina” de Stephan Domening e Heinz Earlacher,
Livro “As Delícias de Ella Todos os Dias” de Ella Woodward
Sinta mais sobre nutrição em:
Sumos para ajudar a desintoxicar o corpo
Saladas ao sabor da estação do ano
Pratos principais para surpreender em casa
Germinados e microvegetais são alimentos vivos
Como os elementos da natureza interagem
Três Princípios Filosóficos da Vida