A preciosa jóia amarela é o fruto do limoeiro, árvore de folha persistente, da família das rutáceas, que pode atingir os seis metros de altura. É originária do sudeste asiático, mas hoje existe em quase todo mundo. Qualquer pequena horta ou jardim que se preze contempla um limoeiro, pois há séculos que as suas propriedades fazem as delícias à escala mundial.
O limão, a sua casca ou mesmo a folha de limoeiro são usadas desde a culinária, doçaria, sumos, refrigerantes, chás, gelados, passando por medicamentos, produtos de limpeza, perfumaria e até cosmética, entre outros.
O sabor intenso do seu sucesso deve-se em grande parte à elevada concentração de ácido cítrico, que o torna num dos frutos com maior quantidade de vitamina C (ácido ascórbico), mas também possui vitamina A, B1, B2 e B3, e é ainda rico em ferro, magnésio, fósforo e potássio. Este antibiótico natural permite manter uma pessoa de boa saúde e tem um efeito extraordinário em vários stresses negativos do tipo infecciosos, degenerativos, inflamatórios, entre outros… É recomendado em caso de gripes, constipações, febres, infeções gastrointestinais, gengivite, laringite, esofagite, gastrite, duodenite, colite e outros stresses. Externamente pode ser utilizado em cortes e feridas, pois é bactericida e cicatrizante; mas atenção nunca se deve aplicar na pele e depois ficar ao sol, porque a pele ficará manchada.
Há mesmo quem diga que: “Onde há um limoeiro não é necessário um médico”, tantos são os benefícios para o organismo humano. Uma pesquisa rápida em livros da especialidade e através da internet, em sites como por exemplo: (www.melhorcomsaude.com ou www.medicina-tradicional-chinesa.com), ou em livros como, por exemplo, “O poder de cura do Limão” de Conceição Trucom, é possível aceder a orientações e tratamentos naturais a partir deste fruto considerado por muitos sagrado, tais os seus benefícios.
Este texto é uma tomada de consciência. De acordo com a estação do ano e o momento em que se encontra, cabe a cada um sentir se deve consumir este alimento. A dosagem e a frequência depende da natureza e da condição física de cada Ser Humano.