O consumo de sementes deve ser feito de preferência na forma crua, pois é assim que esta é entregue à terra para germinar e crescer. Com o aquecimento ou a torrefação, a semente deixa de ser um ser vivo e passa ao estado morto, o que produz alterações na sua energia e respetivos nutrientes. O conselho é moer ou germinar a semente no estado cru para obter todas as propriedades que esta nos oferece
Qual a melhor época para comer sementes? Durante o Inverno, uma vez que é nessa altura do ano que muitos cereais, e não só, são devolvidos à terra para renascerem na Primavera.
Mas podemos consumir sementes nas outras estações do ano? Sim, já que em todas as estações há sementes que podem ser restituídas à terra. O consumo deve no entanto ser moderado, isto é, uma ou duas vezes por semana, por exemplo, numa salada ou numa sopa.
É aconselhado que se analise bem o tipo de sementes antes de as ingerir, porque, por exemplo, as sementes de chia devem ser demolhadas ou comidas em pouca quantidade e não em todas as refeições. Em causa está o risco de obstrução do aparelho digestivo e intestinal que pode ocorrer devido à fermentação das sementes de chia.
Também para quem já tem noções sobre a linguagem vibratória à base molecular, pode usar o pêndulo e testar vibratoriamente se pode e deve comer o tipo de semente escolhida.
Este texto é uma tomada de consciência. De acordo com a estação do ano e o momento em que se encontra, cabe a cada um sentir se deve consumir este alimento. A dosagem e frequência depende da natureza e da condição física de cada Ser Humano.
Sinta mais sobre sementes em:
Sementes são a fonte da vida, mas atenção à validade energética