Cevada (Hordeum vulgare)
Planta:
A Cevada é uma prima afastada do trigo, oriunda da Ásia e de África, e o seu grão tem um profundo sabor a noz. Conhecida no mundo científico como Hordeum vulgare, a Cevada é o quinto cereal mais produzido no mundo. Este cereal ganhou grande popularidade como matéria-prima para fabricar malte para cerveja, no entanto, oferece muitos benefícios para a saúde e beleza do ser humano. Atenção porque que a Cevada contém glúten, ainda que em menor quantidade do que o trigo.
Propriedades:
A Cevada é uma fonte de alimento, para o Ser Humano, rica em fibras (nomeadamente beta-glucanos, que podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol e a regular os níveis de açúcar no sangue), vitaminas (A,C,E,K e do complexo B) e minerais (magnésio, fósforo, potássio, zinco, ferro e cálcio e silício). Das propriedades da Cevada destacam-se a anti-inflamatória, anti-anémica, anti-céptica, diurética, entre outras.
Benefícios:
- Artrites,
- cabelo,
- cálculos renais,
- diabetes,
- digestão,
- doença degenerativa do cólon,
- fígado (evita a acumulação de gordura),
- hipertensão,
- impotência,
- osteoporose,
- pele (trava o envelhecimento precoce),
- perda de peso,
- pressão arterial,
- protege o sistema nervoso,
- regula o colesterol,
- sistema imunológico,
- unhas,
- vesícula…
Como consumir:
Consuma de preferência Cevada biológica e integral, pois é a garantia que tem todas as suas propriedades nutricionais. Pode ser usada em grão, farinha ou farelo e na indústria alimentar faz parte de cereais de pequeno-almoço, barritas, bolos, massas ou alguns tipos de pão. Antes de cozinhar deve demolhar em água os grãos de Cevada (até oito horas) e só depois cozê-los, tal como o trigo ou o arroz. A Cevada pode ser consumida na forma de salada, risotto, sopa, em estufados de vegetais e/ou feijões ou mesmo sozinha, temperada a gosto. A Cevada pode ainda ser consumida em germinados (entre 8 a 12 horas) ou em microvegetais. Se tostar os grãos de Cevada até alourar e ferver durante alguns minutos obtém uma infusão de cevada que pode ser um excelente substituto do café. Já na indústria cervejeira, a Cevada é muito usada para a produção de malte. Importa ainda não esquecer que este cereal é também usado para alimentação de animais.
Contra-indicação:
Intolerantes ao glúten. Convém por isso estar atento, uma vez que cada corpo é diferente e poderá provocar eventuais incompatibilidades, totais ou momentâneas, geradas pela sua ingestão.
Este texto é uma tomada de consciência. De acordo com a estação do ano e o momento em que se encontra, cabe a cada Ser sentir se deve consumir este alimento. A dosagem e frequência depende da natureza e da condição física de cada Ser Humano.