Benefícios das leguminosas

Foto de Juhi King em Pixabay.     O grão-de-bico ajuda o aparelho digestivo, o tecido cerebral e o sistema nervoso.

Grão-de-bico

É oriunda do Cáucaso e do Norte da Pérsia (Irão) e existem dois tipos: o Kabuli (com flores brancas e sementes de cor creme) e o Desi (com flores violetas e sementes de cor escura) e cada um tem inúmeras variedades. O grão-de-bico é rico em triptofano, um aminoácido que estimula a produção da serotonina, a hormona que atua sobre o aparelho digestivo, o tecido cerebral e o sistema nervoso.


Foto de Pixabay.     Os nutrientes do feijão beneficiam o combate dos diabetes, obesidade e stresses cardiovasculares.

Feijão

Considerado um dos grandes pilares no combate à fome no mundo, o feijão tem inúmeras variedades e é originário do sudeste asiático, embora existam historiadores que defendem que também é oriundo do continente americano. É uma fonte de nutrientes que dizem os especialistas ajuda no combate a diabetes, obesidade e stresses cardiovasculares.


Foto de Pixabay.       O consumo de amendoins favorece o aumento do fluxo sanguíneo e a redução da pressão arterial.

Amendoim

Muito usado em aperitivos e em alguns pratos de culinária, o amendoim é rico em arginina, um aminoácido que se transforma em óxido nítrico e faz relaxar as artérias, provocando o aumento do fluxo sanguíneo e a redução da pressão arterial.


Foto de piviso em Pixabay.      Os aminoácidos que as ervilhas contêm ajudam a proteger o coração. 

Ervilha

A ervilha, originária das regiões da Ásia Central, Próximo-Oriente e da bacia do Mediterrâneo, pode ser consumida em verde ou em grão seco. Existem duas grandes espécies: a sativum, de flores brancas e semente cor creme ou esverdeada, e a arvense com flores cor lilás e sementes coloridas. Esta leguminosa é rica em aminoácidos essenciais ao organismo como como a lisina e o triptofano e é benéfica para a proteção do coração.


Foto de maxmann em Pixabay.     A ingestão de lentilhas são benéficas para casos de fadiga intelectual, convalescença, insónia e insuficiência biliar.

Lentilhas

É originária do Médio Oriente e atualmente existe uma maior produção em países como a Turquia, Índia, Canadá, Bangladesh, China e Síria. São vários os tipos de lentilhas, que se diferenciam pela cor: verdes, douradas, vermelhas, castanhas, negras ou alaranjadas. A lentilha é muito nutritiva e é a leguminosa mais fácil de digerir. Segundo os especialistas, tem uma forte ação anti-anémica e é ainda recomendada em cataplasmas para abcessos e feridas inflamadas. O seu consumo pode ainda ser benéfico em casos de fadiga intelectual, convalescença, insónia e insuficiência biliar (ver mais em sites como www.centrovegetariano.org).


Foto de Bigfatcat em Pixabay.      A soja biológica favorece a diminuição do colesterol, a prevenção da osteoporose, a manutenção do peso corporal, entre outros stresses.

Soja

É uma planta originária da Ásia e é rica em sais minerais e vitaminas, além de conter fitoestrógeno, uma substância que atua na prevenção de stresses como o cancro da mama, cólon do útero e da próstata. Nas últimas décadas atingiu um grande índice de popularidade fora da Ásia devido aos benefícios associados à diminuição do colesterol, tratamento dos sintomas da menopausa, prevenção da osteoporose, manutenção do peso corporal, entre outros stresses. A elevada procura e a forte popularidade da soja a nível mundial fez com que muitos produtores apostassem na manipulação genética, cujos reais efeitos no organismo humano são ainda desconhecidos, por isso deve evitar-se o consumo da soja transgénica.


Foto de Esfera Dourada.        Os tremoços são verdadeiros aliados no combate à diabetes, colesterol  e também ajudam a proteger o fígado.

Tremoços

É uma planta oriunda do Sudeste da Europa. O tremoço pode ser consumido através de farinha (também é utilizada na produção de bolachas, pão, biscoitos, massas, alimentação para animais, indústria farmacêutica ou fertilizante de solos, etc.), ou cozido e servido em refeições ou como aperitivo. Os seus nutrientes são conhecidos como fortes aliados no combate à diabetes e colesterol (até três tremoços, sem sal, em jejum por dia com água ou uma colher de sobremesa de farinha de tremoço), também ajuda na proteção do fígado.

 

Este texto é uma tomada de consciência. De acordo com a estação do ano e o momento em que se encontra, cabe a cada um sentir se deve consumir este alimento. A dosagem e a frequência depende da natureza e da condição física de cada Ser Humano.

Sinta mais sobre leguminosas em:

Leguminosas são uma verdadeira alternativa à carne

Love
rfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-slide