Coração
Os compostos do Alho são transformados em sulfureto de hidrogénio, uma substância química que relaxa os vasos sanguíneos e aumenta o fluxo sanguíneo e a circulação. Estudos realizados, citados por vários sites internacionais, mostraram que o sulfureto de hidrogénio desempenha um papel fundamental na prevenção de doenças cardíacas como enfartes, tromboses ou arteriosclerose.
Doenças degenerativas
O consumo regular de alho cru pode diminuir o risco de doenças degenerativas do cólon, do seio, pele, pulmão, bexiga e próstata, além de ajudar a prevenir a doença degenerativa do esófago e do estômago. Isto graças à alicina e à salil-cisteína, entre outros componentes, que são reconhecidos pelo seu potencial antioxidante. Segundo um estudo do “Iowa Women´s Health Study”, que seguiu 41.837 mulheres entre os 55 e 69 anos, durante cinco anos, apurou que existe uma associação entre o consumo de alho e uma diminuição no risco de doenças degenerativas do cólon.
Fígado
Por conter compostos sulfurosos, o alho ajuda no trabalho de desintoxicação promovido pelo fígado, ativando enzimas que inibem o crescimento bacteriano e favorece a eliminação de substâncias que já não são necessárias ao organismo e que serão metabolizadas e excretadas pela bílis.
Sistema imunitário
O alho tem uma grande fonte de vitamina B6, o que é fundamental para ter um sistema imunológico saudável e para o crescimento eficiente de novas células. Ao aumentar a resistência imunológica, diminui a ansiedade e o cansaço. Tem propriedades anti-inflamatórias e por isso é muito utilizado no combate a infeções bacterianas, virais e fúngicas, como por exemplo: gripe, tosse, alergias e problemas respiratórios, como bronquites e asma. Uma receita antiga revela que ao primeiro sinal de constipação se deve comer um dente de alho depois de mergulhado em mel reforça o sistema imunitário e assim evitar a constipação.
Impotência
O alho pode aumentar os níveis de testosterona e melhorar a circulação sanguínea que estimula a produção do óxido nítrico de enzimas e sintase de óxido, que pode melhorar a libido e ajudar com a impotência.
Sistema gastrointestinal
O poderoso alho é ainda benéfico para o sistema gastrointestinal, reduzindo os processos de fermentação intestinal e alivia também o desconforto gástrico. Pode ser um poderoso estimulante do apetite, ajuda a uma boa digestão dos alimentos e evita a acidez estomacal. É ainda um regulador do nível de açúcar no sangue, uma vez que aumenta o nível de insulina em circulação, o que pode ajudar no controle e no tratamento da diabetes.
O alho contém altos níveis de iodo o que o torna um produto muito eficaz no tratamento para as condições de hipotiroidismo. E ajuda ainda em situações de stresses renais, já que o alho faz expelir as toxinas do corpo, eliminando o excesso de líquido, sódio e potássio.
Ouvidos
A infeção nos ouvidos poderá ser combatida através deste antibiótico natural. Colocar um dente de alho triturado numa gaze por baixo do lóbulo da orelha durante alguns minutos. Em alternativa coloque um dente de alho cru e descascado em cada ouvido e faça uma respiração profunda durante quatro vezes seguidas e repita o ato mais quatro ou cinco vezes.
Dentes
Colocar um pouco de alho esmagado diretamente sobre o dente afetado ajuda a aliviar a dor, devido às propriedades antibacterianas e analgésicas. No entanto, é necessário ter cuidado pois o alho pode ser irritante para a gengiva.
Dores nas articulações
Fazer uma pasta com alho amassado, e aplicar diretamente sobre a pele na zona magoada para atenuar ou eliminar a dor. Normalmente não o fazemos por causa do seu cheiro muito intenso, mas no caso de uma emergência é excelente.
Gripes e infeções
Ingerir o alho cru é a melhor opção. Mas também poderá optar por água ou chá de alho. Por exemplo: coloque três chávenas de chá de água a ferver e deite cinco dentes de alho ralados durante três minutos. A seguir acrescente sumo de limão e mel, mexa muito bem, passe num passador e beba várias vezes ao dia.
Outras aplicações benéficas
Cabelos
O alho ajuda a travar a queda de cabelo, graças aos seus elevados níveis de alicina. Fazer um batido de seis dentes de alho em 300 ml de água e aplicar no couro cabeludo, massajando durante dois minutos. Depois é só lavar normalmente com champô.
Acne
Esmague um dente de alho e passe a pasta no rosto antes de dormir. O poderoso alho ajuda a desinflamar a pele afetada por cravos e espinhas.
Aftas
Deve aplicar-se o alho esmagado sobre a afta durante alguns minutos. As propriedades anti-inflamatórias naturais podem ajudar a reduzir a dor e o inchaço.
Pelos encravados
Misturar azeite e alho em lume brando até que os dentes de alho estejam cozidos. Depois de arrefecer, espalhar na pele sobre os pelos encravados. As propriedades anti-inflamatórias do alho aliviam os pelos encravados.
Calos e verrugas
Esmagar ou cortar em lâminas um dente de alho . Colocar o alho sobre o calo, verruga ou unha encravada e fazer um penso rápido com gaze, ou colocar um algodão e uma fita adesiva por cima. Faça isto antes de se deitar e deixe o alho agir durante a noite e retire o penso de manhã. Repita a operação durante mais um ou dois dias e diga adeus ao calo, unha encravada ou verruga. Colocar o alho só sobre o calo ou verruga, pois o poder do alho pode queimar a pele.
Frieiras
Devido às suas propriedades antifúngicas, o alho pode ser uma boa forma de eliminar as frieiras e comichão nos pés. Mergulhe os pés no bidé ou numa bacia com água quente com alho esmagado.
Repelente de mosquitos
O consumo regular de alho na alimentação já protege contra as picadas de insetos e seus efeitos como por exemplo a malária. No entanto, se estivermos ao ar livre podemos esfregar alho esmagado direto na pele ou água de alho , funcionará como repelente natural.
Este texto é uma tomada de consciência. De acordo com a estação do ano e o momento em que se encontra, cabe a cada um sentir se deve consumir este alimento. A dosagem e a frequência dependem da natureza e da condição física de cada Ser Humano.
Sinta mais sobre o alho em:
Sabia que o Alho é um antibiótico natural?