O alho deve ser consumido cru, pois, após ser aquecido ou transformado, perde ou transforma as suas propriedades benéficas. Também existe o Alho negro (é colocado alho fresco na caixa de fermentação por 60 a 90 dias para que se dê uma fermentação natural) que pode ser usado depois na culinária, já sem o forte cheiro e sabor tradicional do alho.
No caso de cápsulas, a qualidade varia muito de marca para marca. A recomendação é de 500 a 1.000 mg de óleo de alho por dia, como efeito protetor, ou de um a dois dentes crus e frescos por dia, que podem ser ingeridos com água, chá ou sumo.
Água de Alho
Para preparar a água de alho, deve-se colocar um dente de alho amassado em 100 ml de água e deixar a mistura descansar durante toda a noite. Essa água deve ser consumida em jejum para que ajude a limpar o intestino e a reduzir o colesterol, por exemplo.
Chá de Alho
O chá deve ser feito com um dente de alho para cada 100 a 200 ml de água. Deve-se adicionar o alho picado ou amassado em água fervente por 5 a 10 minutos, retirar do fogo e beber morno. Para melhorar o sabor, pode-se adicionar raspas de gengibre, gotas de limão e uma colher de chá de mel.
Este texto é uma tomada de consciência. De acordo com a estação do ano e o momento em que se encontra, cabe a cada um sentir se deve consumir este alimento. A dosagem e frequência dependem da natureza e da condição física de cada Ser Humano.
Sinta mais sobre o alho em:
Sabia que o Alho é um antibiótico natural?
Conheça os benefícios do poderoso alho no corpo humano