Salva (Salvia officinalis)
Propriedades:
Adstrigente, anti-séptica, antioxidante, anti-inflamatória, antirreumática, antitranspirante, ansiolítico, balsâmica, calmante, digestiva, germicida, hipoglicemiante (diminui a glicémia)…
Infusão:
Comece por colocar duas colheres de chá de Salva seca, durante alguns minutos, num pouco de água fria dentro de uma chávena. Depois, junte água aquecida até aos 90º.C (isto é, quando água começar a querer ferver) e tape durante 10 minutos. Quando arrefecer está pronto a consumir (veja aqui como fazer uma infusão).
Aplicação:
- Aftas,
- alzheimer,
- bronquite,
- catarro,
- colesterol,
- cólicas estomacais, intestinais e menstruais,
- controlo da diabetes,
- diarreia,
- dispepsias,
- dores e garganta,
- flatulência excessiva,
- gengivas inflamadas,
- icterícia,
- má digestão,
- náuseas,
- prisão de ventre,
- sintomas da menopausa,
- sinusite (A infusão é usada na forma de inalação),
- tosse,
- transpiração excessiva…
Contra-indicação:
Grávidas, em fase de amamentação (diminui a produção de leite materno), por pessoas com insuficiência renal e também não deve ser usada em grande quantidade nem por mais de 30 dias. Além disso, cada corpo é diferente e por isso convém estar atento a eventuais incompatibilidades, totais ou momentâneas, geradas pela sua ingestão.
Este texto é uma tomada de consciência. De acordo com a estação do ano e o momento em que se encontra, cabe a cada Ser sentir se deve consumir este alimento. A dosagem e frequência depende da natureza e da condição física de cada Ser Humano.
Sinta mais sobre infusões em:
Chás verde, branco ou preto bloqueiam sistema hormonal
Chá, Infusão ou Tisana, faz toda a diferença