Limão natural
O consumo de limão deve ser feito logo após ter sido aberto para aproveitar todo o seu potencial de propriedades. Não se deve utilizar um limão cortado uma ou duas horas antes porque perde propriedades e absorve tudo o que o rodeia, como por exemplo, bactérias ou energias em desequilíbrio.
Sumo de Limão
Beber sumo de limão puro melhora a resposta curativa do organismo aos stresses negativos, mas é necessário ter cuidado pois danifica o esmalte dos dentes e o excesso de sumo de limão, com ou sem açúcar, reduz o cálcio dos ossos. O truque para não estragar o esmalte dos dentes pode ser, por exemplo, usar uma palhinha.
Também pode usar o sumo de limão para limpar os olhos, apesar de arder um pouco. Pegue numa pipeta esterilizada, retire umas gotas de sumo, coloque apenas, antes de dormir, uma gota em cada olho e massaje a pálpebra devagar. Verá que os seus olhos agradecem.
Água com Limão
Beber um copo de água morna com meio limão espremido em jejum permite limpar as toxinas acumuladas no organismo.
Casca de Limão
Os cientistas já comprovaram que a casca de limão tem mais nutrientes do que a própria polpa do limão. O seu consumo pode ser feito através de chá ou ralar a casca e usá-la na alimentação no dia-a-dia. De preferência deve ser consumida a casca de limão fresco.
Chá de Limão
Colocar num litro de água a ferver as cascas de dois limões durante 15 minutos e depois pode-se juntar ainda o sumo de limão. O chá pode ser servido quente ou frio e acompanhado por açúcar mascavado ou mel.
Chá de folha de limoeiro
As folhas de limoeiro contêm propriedades antialérgicas e anti-inflamatórias, que ajudam a reduzir a irritação nas vias respiratórias. Para fazer o chá deve ferver meio litro de água com 15 gramas de folhas de limoeiro durante 10 minutos. Ao servir pode-se adicionar uma colher de sopa de mel, pois facilita a expetoração.
Outras aplicações
Calosidades
Um pedaço de casca limão aplicado na calosidade (utilize a parte interior da casca) e prenda com adesivo ao dormir e verá, passado uma ou duas noites, que o milagre aconteceu.
Picadelas de bichos
Um pouco de sumo de limão diretamente na picada de inseto, mosquito ou de pulga, alivia o inchaço e comichão.
Energia e boa disposição
O limão é um dos poucos alimentos que contém iões com carga mais negativa, proporcionando ao nosso corpo mais energia quando entra no aparelho digestivo. Este citrino permite assim melhorar o humor e ajuda a reduzir a ansiedade e a depressão.
Elimina cheiros
Para remover os odores de alimentos como peixe, alho, cebola ou até da alimentação guardada no frigorífico, deve usar-se um limão ou o seu sumo. Mesmo a gordura de certos alimentos pode ser anulada pelo sumo de limão.
Afastar insetos
Um limão aberto com vários cravos-da-índia numa taça de água liberta um odor que afasta insetos como mosquitos, moscas, aranhas, formigas ou até pulgas. Outra opção pode ser aplicar o sumo de limão ao limpar vidros, janelas, portas ou até o chão.
Limpeza
O sumo de limão tira nódoas difíceis, como por exemplo, manchas de suor, mofo, vinho e gordura em tecidos de roupas, tapetes, lençóis, entre outros, e também serve para limpar vidros ou espelhos ou mesmo alguns objetos em inox como panelas. No caso das nódoas, o sumo de limão (pode juntar-se um pouco de sal) deve ser aplicado depois da roupa ter estado dentro de água.
Conservação de alimentos
O sumo de limão evita a oxidação dos alimentos. Por exemplo, numa salada de fruta, ao juntar sumo de limão e algumas rodelas evita que frutos como a banana, maçã ou o abacate oxidem e fiquem com a aquela cor acastanhada.
Este texto é uma tomada de consciência. De acordo com a estação do ano e o momento em que se encontra, cabe a cada um sentir se deve consumir este alimento. A dosagem e a frequência depende da natureza e da condição física de cada Ser Humano.