Sou viciado em açúcar?

Foto de Martin Büdenbender em Pixabay.    O consumo de açúcar é mais viciante do que a heroína, segundo os cientistas. 

O consumo habitual de açúcar ativa os neurotransmissores cerebrais, como por exemplo, a serotonina e as endorfinas, que transmitem sensações de prazer e bem-estar. É a procura dessa fonte de felicidade que reforça o desejo e a vontade cada vez maior de comer sacarose. Um ciclo que acaba em dependência, o que segundo vários cientistas e nutricionistas pode equiparar-se ao da perigosa heroína.

A preocupação surge se tiver alguns destes sinais:

  • se não pode passar sem glucose, sacarose, frutose, sorbitol, glatose, poliglicitol ou outros derivados deve ficar preocupado;
  • se continua com fome após uma refeição completa ou mesmo sem fome apetece-lhe um bolo;
  • quando o dia corre mal ataca doces;
  • come chocolates às escondidas;
  • tem peso a mais, mas mesmo assim não dispensa um docinho.

Face a este cenário, talvez o melhor seja ter consciência da necessidade de reduzir o consumo de açúcar, antes que seja tarde. Procura uma alimentação mais natural e equilibrada, sem alimentos processados e mais produtos hortícolas frescos 100% biológicos, corte nos refrigerantes, substitua o açúcar refinado por mascavado, mel, malte de cevada, malte de arroz, ou stévia, entre outros. Na prática, vá reduzindo as doses de açúcar no chá, no café e sobretudo na cozinha.

Após algumas semanas, se se sentir melhor no seu dia-a-dia então não duvide, continue a caminhar quase sem açúcar, pois o seu corpo, alma e espírito agradecem.

Foto de Chris Barbalis em Unsplash.   Pare de consumir açúcar e opte por uma alimentação mais natural e equilibrada sem alimentos processados e verá que será mais fácil caminhar na estrada da vida.   

Este texto é uma tomada de consciência. De acordo com a estação do ano e o momento em que se encontra, cabe a cada um sentir se deve consumir este alimento. A dosagem e frequência depende da natureza e da condição física de cada Ser Humano.

Sinta mais sobre o açúcar em:

Onde está o açúcar?

Mas o que é o açúcar?

Como o açúcar torna a vida amarga

Que tipos de açúcar existem?

Reforce a sua consciência em:

Açúcar faz mal. Adoçante é pior. E agora?

Os alimentos que tem mais açúcar

 

Love
rfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-slide