Quinoa (Chenopodium Quinoa)
Planta:
A Quinoa é uma planta de caráter herbáceo e de período anual que pode atingir os 2 metros de altura. As folhas desta planta são largas, de diferentes formas e as suas flores são pequenas, dispostas em cachos, sendo as suas sementes abundantes e pequeninas.
Originária da Cordilheira dos Andes, a Quinoa fez parte da alimentação-base dos povos nativos daquela região durante milénios. É considerado um pseudocereal e oferece elevados valores nutritivos só comparados ao leite materno, não é por acaso que no idioma inca é conhecido por “grão-mãe”.
A importância como alimento já levou a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação a declarar, em 2013, o “ano internacional da Quinoa”.
Também já foi considerada, pela Academia de Ciências dos Estados Unidos, o melhor alimento de origem vegetal para consumo humano, fazendo parte inclusive da alimentação dos astronautas da NASA que saem em viagens muito longas.
Este superalimento pode assumir a cor amarelo transparente, laranja, rosa, vermelho, púrpura ou preto (depende da variedade) e das suas propriedades nutricionais não faz parte o glúten, mas sim mais de 20 aminoácidos essenciais ao organismo que auxiliam na recuperação dos tecidos e das células do nosso corpo.
Propriedades:
A Quinoa tem propriedades como analgésica, anti-inflamatória, anti-hemorrágicas, antioxidantes ou cicatrizantes, entre outras, e é rica em proteínas, fibras, magnésio, vitaminas do complexo B, ferro, potássio, cálcio, fósforo, vitaminas. Um quarto de copo de quinoa seca contém cerca de 160 calorias, 2,5 gramas de gordura, zero gramas de colesterol e de sódio, 27 gramas de hidratos de carbono (3 gramas de fibras e zero de açúcar) e 6 gramas de proteína.
Benefícios:
- aumenta a massa muscular,
- colesterol,
- doenças do fígado,
- osteoporose,
- previne desequilíbrios degenerativos,
- proteger de doenças cardíacas e respiratórias, cancro e Alzheimer,
- radicais livres,
- regulariza o intestino,
- retardar o envelhecimento precoce,
- sintomas associados à tensão pré-menstrual e menopausa,
- sistema imunitário,
- sistema urinário…
Como consumir:
A Quinoa tem um sabor delicado, um pouco a noz, e a sua cor depende da variedade, pode ser amarelo transparente, laranja, rosa, vermelho, púrpura ou preto. Esta pode ser consumida crua ou torrada, através da semente, de farinha, em flocos ou em óleo. Também as folhas da planta Quinoa são comestíveis, têm um sabor semelhante às folhas dos espinafres ou da beterraba.
O consumo de Quinoa pode ser feito em saladas, iogurte, sumos, batidos, fruta e adicionada a vários pratos salgados ou na massa de bolos e pães.
A Quinoa é livre de glúten e pode ser usada, por exemplo, como um substituto do arroz ou do trigo.
Esta planta também é utilizada em sabão, champô e outros produtos ligados à cosmética.
Contraindicação:
O consumo de Quinoa pode provocar alterações a nível gastrointestinal com impacto na absorção de alguns nutrientes, provocando flatulência, inchaço abdominal e dores no estômago. Para evitar este tipo de situações isso basta demolhar os grãos, durante 15 minutos, antes de os cozinhar.
Este texto é uma tomada de consciência. De acordo com a estação do ano e o momento em que se encontra, cabe a cada Ser sentir se deve consumir este alimento. A dosagem e frequência depende da natureza e da condição física de cada Ser Humano.
Sinta mais sobre a Quinoa em:
Conheça 10 sementes para consumir no dia a dia