Cipó Mil Homens é um milagre contra a malária

Foto de Lucia Barabino em Pixabay.    A cipó era usada pelos índios para envenenar a ponta das flechas.

As folhas esverdeadas em forma de coração são a imagem de marca desta trepadeira, uma planta da família aristolochiaceae, cuja flor se parece com um rim humano e que cresce agarrada a outras plantas. Pode ser encontrada em várias partes do Planeta, mas é nativa da América do Sul. É particularmente fácil descobri-la nas matas brasileiras, onde é conhecida por cipó mil homens, papo-de-perú, jarrinha, bruta…, entre outras denominações populares, mas o seu nome cientifico é Aristolochia esperanzae Kuntze.

A cipó mil homens está espalhada por cerca de 50 espécies semelhantes e apresenta um menu carregado de propriedades que lhe deu fama no Brasil, pela mão de Carlos Chagas. O médico, biólogo e cientista recorre à cipó para tratar com sucesso milhares de operários ferroviários contaminados com a malária. Um milagre graças ao potencial que a planta oferece: é antisséptica, diurética, sedativa, digestiva, analgésica e antifebrífugo.

Impacto no organismo

É uma planta indicada para tratar stresses de asma, febres, gástricos, má digestão, diarreia, gota, convulsões, epilepsia, flatulência, cólicas, rins, fígado, coração, vermes, vírus resistentes e sífilis, entre outros. Também é recomendada para a diabetes e ajuda no tratamento de certas doenças degenerativas. 

A cipó mil homens é consumida igualmente para travar o efeito da picada de cobras, para tal são colocadas as folhas trituradas no local da picada para anular o veneno.

O caule da planta é normalmente utilizado através de infusão, mas o seu consumo deve ser vigiado por um especialista em saúde, pois esta planta é altamente tóxica (era usada pelos índios para envenenar a ponta das flechas que atiravam contra seus inimigos). A utilização da cipó mil homens não deve exceder os 30 dias. A orientação de um especialista é obrigatória, uma vez que a cipó é totalmente contraindicada para mulheres em fase de gestação, possui propriedades abortivas, bem como para pessoas que sofram de pressão arterial alta.

Como preparar a infusão?

É fácil encontrará o caule da planta triturado e seco em lojas de produtos naturais, pronta para ser preparada. Numa cafeteira com um litro de água coloca-se duas colheres de sopa de cipó que se deixa durante 10 minutos em lume brando, depois é coar e em frio, beber duas vezes por dia.

Este texto é uma tomada de consciência. De acordo com a estação do ano e o momento em que se encontra, cabe a cada um sentir se deve consumir esta planta. A dosagem e frequência depende da natureza e da condição física de cada Ser Humano.

Reforce a sua consciência em:

Para que serve a cipó mil homens

Identificação e esclarecimentos sobre cipo mil homens

Utilizações da cipó mil homens

Love
rfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-slide