15 maneiras de reutilizar borras de café

Nada como dar as boas vindas ao dia com um bom café ou uma chávena da infusão de uma planta deliciosa. Um sabor notável e um cheirinho inconfundível que nos tornam especiais e nos dão o impulso energético necessários para começarmos o nosso percurso diário. Mas o que é que acontece às borras de café ou às folhas da infusão depois de utilizadas? Na maioria dos casos, a pressa e a inconsciência leva a que terminem no lixo. Mas saiba que está a deitar dinheiro fora. Em Portugal, por exemplo, estima-se que sejam produzidas mais de 65 mil toneladas de borras por ano. Ora se uma pessoa tomar um café por dia em casa, ao fim de um ano são 1,8 quilos de nutrientes que podem servir para fertilizar as suas plantas, repelir insetos, tirar maus cheiros de objetos ou da casa, limpar canos, tirar certos odores das mãos, aliviar as dores de uma picadela de bicho ou mesmo de uma queimadura. Existem múltiplas utilizações para quem queira reutilizar e aproveitar aquilo que muitos consideram lixo, dando assim uma nova oportunidade para que a natureza também usufrua dos benefícios do seu café ou chá. Conheça agora em mais detalhe 15 dicas para uma reutilização à sua medida:

  1. Cultivar cogumelos

    Se gosta de cogumelos e bebe café então arregace as mangas e cultive o seu próprio cogumelo. Escolha a semente da espécie que mais gosta e que poderá ser facilmente cultivada em borras de café. Faça a mistura das duas num recipiente e guarde num local escuro durante quatro semanas. Depois coloque-o num local com luz, mas não demais, num ambiente ameno com boa humidade durante mais três ou quatro semanas e eis que começam a brotar. Por fim é só esperar pelo melhor momento para colher e degustar. Esta produção artesanal para aproveitar a reciclagem de café já deu origem por exemplo a negócios criativos que hoje já faturam muito dinheiro.

  2. Repelente de insetos

    A reutilização do café e das folhas de chá também protege as plantas contra insetos, certo tipo de larvas, caracóis, lesmas e também elimina bactérias ou outros micro-organismos indesejados. Esta função de repelente é também válida para outro tipo de pragas como é o caso das formigas. Coloque as borras ou folhas de chá no carreiro de formigas ou num pires dentro do armário e verá como estas se afastam.

  3. Fertilizante natural

    As borras de café são ricas em nitrogénio e outros nutrientes, por isso constituem um bom fertilizante natural que pode facilmente ser usado para adubar as suas plantas ou jardim. No caso do cultivo de cenouras ou rabanetes, segundo os especialistas, deve juntar-se as sementes com borras de café, durante alguns dias, antes de as plantar. Este estágio vai impulsionar o seu crescimento.
    Utilize também as folhas de chá junto à água que rega as suas plantas e verá que elas agradecem este bónus nutricional. Também poderá colocar os sacos de chá usados no meio da terra, assim além de ajudar a reter a água, as folhas usadas também servem de adubo às plantas.

    Foto de Esfera Dourada.     As borras de café são ricas em nitrogénio e outros nutrientes e por isso constituem um bom fertilizante natural.
  4. Desentupidor de canos

    A limpeza dos canos da cozinha, ou da casa de banho, pode ser feita com borras de café, pois estas ajudam a remover a gordura, restos de detergente e outros elementos que se acumulam ao longo do tempo. É não há o perigo do café entupir porque este não se acumula nos canos, acompanha o rasto da água. Se deitar borras de café nos canos de casa, uma ou duas vezes por mês, com água a ferver terá muito menos probabilidade de ter problemas de entupimentos, além dos cheiros dos canos serem anulados.

  5. Desodorizante do ambiente

    Os odores indesejados numa casa de banho, numa sala frequentada por fumadores ou mesmo num frigorífico podem ser facilmente anulados através das borras de café secas ou das folhas das infusões. Também se deitar folhas da infusão secas dentro da casota de animais, ou da própria alcofa onde os bichos se deitam, verá que o mau cheiro desaparece. Mas atenção que ao usar as borras de café, o seu cheiro intenso pode funcional como um repelente de animais. Também os odores que se acumulam no armário dos sapatos podem ser anulados com as borras de café secas.

  6. Limpeza

    A acidez e o abrasivo das borras de café são a solução para limpar uma panela ou um outro objeto cheio de manchas difíceis. Ao escovar ou esfregar verificará que as manchas desaparecem facilmente, mas depois deve passar logo água para que não fique tingido com a cor do café.

  7. Anti-pulgas

    O pó de café espalhado nos pelos do seu animal de estimação trata as pulgas e outros parasitas de uma forma natural, ou seja sem recorrer aos tradicionais venenos químicos que poderão colocar em risco quem interage com os animais.

  8. Odor nas mãos

    Quem descasca alho, cebola ou arranja peixe fica com as suas mãos a cheirar a esses alimentos. Uma das formas de retirar o odor é lavar com borras de café e só depois enxaguar com água e detergente.

  9. Exfoliante

    Limpar a pele de forma natural e barata está acessível a qualquer pessoa. Basta usar as borras de café frias e massajar a cara ou a parte do corpo pretendida e depois de alguns minutos de repouso é só lavar com água tépida. Esta ação retira a camada de células mortas e torna a pele mais fresca e macia.

    Foto de StockSnap em Pixabay.    A utilização de borras de café para lavar os cabelos é um truque mágico para acabar com a caspa. 
  10. Cabelo mais brilhantes

    Lavar os cabelos com borras de café vai torná-los mais escuros, brilhantes e macios. Mas além da beleza, as borras evitam ainda o aparecimento de caspa.

  11. Combate a celulite

    Misture óleo de vitamina E com borras de café e massaje toda a zona do corpo onde se encontra a celulite. Repita este processo mais duas ou três vezes antes de tomar banho. Depois de alguns dias de massagens verificará que a pele estará mais macia e brilhante.

  12. Sabonetes

    Faça os seus sabonetes utilizando borras de café. Com esta solução o corpo vai absorver através da pele todos os nutrientes do café.

  13. Tingir tecidos e papel

    Se tem alma de artista e quiser tingir uma camisola com uma cor original saiba que as borras de café o podem ajudar. Ferva água numa panela com borras de café e depois mergulhe o tecido ou a camisola durante três horas. A seguir é só secar, passar a ferro e usar, mas atenção que a cor tem tendência a perder-se com as sucessivas lavagens. A mesma operação poderá ser feita com papel e o resultado é um tom envelhecido.

    Foto de Susanne Jutzeler, suju-foto em Pixabay.    Se é um amante de café, aproveite as borras para fazer as suas próprias velas com cheiro a café.  
  14. Velas

    Derreta velas antigas, misture com borras de café e no meio coloque o tradicional pavio. E eis que nasce uma nova vela com cheirinho a café.

  15. Polir móveis

    A borra de café misturada com água morna faz uma pasta cremosa que é ideal para polir móveis de madeira escura. Esta pasta remove a sujidade e os riscos para depois serem devidamente restaurados.

Love
rfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-slide